Totvs é primeiro lugar no ranking das empresas de TI que mais geram valor aos seus stakeholders

A brasileira Totvs lidera pela primeira vez o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Tecnologia 2015 com a média 8,04.business graph O levantamento criado pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, avalia a capacidade das empresas em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para o seu grupo de stakeholders, compostos por clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. Nos dois últimos anos, a empresa apareceu ocupando o terceiro lugar, sempre com a nota 7,92.

A lista contém as cinco companhias do setor de TI que mais produziram valor em 2015 a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. A análise realizada pela consultoria tem o intuito de entender como as empresas se comunicam, constroem e mantêm a capacidade para gerar e proteger valor por meio dos seus diferentes públicos, ativos e dos indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo.

Além da Totvs, a SAP, que não figurava há dois anos, surge em segundo lugar com 7,98 pontos. O UOL subiu duas casas, em relação a 2014, e garantiu a terceira posição tendo a média 7,93. A Microsoft, que liderava desde a primeira edição do MVP Tecnologia, em 2013, vem em quarto lugar neste ano, com a nota 7,92. Para encerrar a lista, a Stefanini, presente entre as três mais desde a primeira publicação da lista, aparece em último lugar com 7,71. Todas as companhias foram avaliadas de 0 a 10 pelos seus públicos.

De acordo com Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, o valor é produzido a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível, tal como a reputação da marca, que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. “No caso das companhias de TI, ações ligadas à inovação, como pesquisa e desenvolvimento de novas maneiras de se trabalhar, por exemplo, foram algumas questões de suma importância a serem avaliadas em relação ao valor dado para os seus públicos”, explica.

Além do quesito inovação, a pesquisa avaliou mais 61 ativos para chegar ao resultado final, tais como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

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