O papel do líder numa organização é imprescindível, uma vez que se preparado e alinhado aos objetivos e a cultura da empresa, traz resultados mais rápidos e concretos aos negócios. Entre suas responsabilidades estão: acompanhar sua equipe na execução dos trabalhos, motivá-los na busca de resultados cada vez melhores, disseminar conhecimento, se aproximar da realidade da organização e ainda incentivar um comportamento social baseado na ética profissional. Atenta a importância dos gestores, a Ativas Data Center, especializada em infraestrutura e gestão de TI, que considera as pessoas um dos principais pilares para o sucesso nos negócios, instituiu o programa LíderAção, que visa desenvolver e capacitar seus profissionais além de formar diretores, gerentes, coordenadores e supervisores.
"Como o LíderAção desenvolve habilidades que são necessárias para o crescimento do profissional, os líderes ficam seguros para atuarem junto aos times. Além disso, eles reconhecem a preocupação da empresa com sua performance e isso agrega um grande diferencial", conclui a coordenadora de Recursos Humanos da Ativas, Érica Silva.
O programa acontece semestralmente e aborda temas, alinhados à diretoria, compatíveis com a expectativa da empresa em relação as competências dos executivos que coordenam equipes. Entre eles estão: gestão de desempenho; gestão de conflitos; gestão de mudanças; motivação e engajamento; autoconhecimento e competências como foco em resultados; influência e comunicação; cultura de serviços; relacionamento interpessoal; negociação e atitude.
Em cada módulo, são promovidos debates e troca de ideias, experiências e expectativas entre os participantes. De acordo com a Érica, ninguém melhor do que os líderes que conhecem e vivem a rotina da empresa, para entenderem os desafios e alinharem os objetivos a serem alcançados.
A coordenadora ainda ressalta que o desenvolvimento da liderança deve ser constante em qualquer organização, uma vez que são os líderes que influenciam positiva ou negativamente o comportamento dos profissionais e consequentemente o clima organizacional. "Sendo assim, prepará-los em competências essenciais para o bom desempenho da função é importante para se atingir os objetivos do negócio", sinaliza.
Para mensurar os resultados do programa LíderAção, após a realização de cada treinamento, a equipe de RH aplica uma "Avaliação de Reação" aos participantes, visando buscar os pontos fortes e fracos do programa. Com base nos resultados obtidos, a partir desta ferramenta, pode-se aperfeiçoar os próximos módulos que serão aplicados no programa.