EMC inaugura centro de pesquisa de Big Data na UFRJ

O governador de Massachusetts, Deval Patrick, e representantes da EMC uniram-se para o lançamento de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento da EMC no parque tecnológico situado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O centro será voltado para aquisição, análise, colaboração e visualização de dados sísmicos gerados pela indústria de petróleo e gás. 

O plano inicial da empresa é abrigar um centro de pesquisa aplicada, laboratórios de soluções e um executive briefing center. “À medida que prosseguirmos na recuperação econômica de Massachusetts, as empresas de alta tecnologia e de pesquisa e desenvolvimento irão desempenhar um papel importante no nosso crescimento”, afirma o governador Patrick. Os funcionários da EMC no centro de pesquisa na Universidade Federal irão trabalhar com pesquisadores na universidade, no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) e em outras empresas como parte do investimento de US$100 milhões em cinco anos da EMC no Brasil.

“A importância cultural e educacional do Rio de Janeiro e sua localização estratégica na América Latina fazem da cidade um cenário ideal para o novo centro de P&D da EMC, que é o nosso primeiro centro dedicado principalmente a descobrir novas maneiras de extrair o valor máximo dos dados gerados pela indústria de petróleo e gás”, declarou Joel Schwartz, vice-presidente sênior da EMC e gerente geral de Desenvolvimento Global de Novos Negócios da companhia. Em comparação com países ao redor do mundo, o Estado de Massachusetts tem um gasto de 7% da economia do Estado com P&D, Israel vem em segundo lugar com 4,7%. Em 2007, foram gastos US$25,4 bilhões em pesquisa e desenvolvimento em Massachusetts.

O centro de pesquisa está começando a ser construído e na pré-inauguração, além de Patrick, compareceram Carlos Cunha, Gerente Geral da EMC Brasil; Brian Gallagher, Presidente da divisão de Enterprise e Storage; Maurício Guedes, Diretor do Parque Tecnológico e Patricia Florissi, CTO EMC Americas.

Com a inauguração, o Programa TOP USA-Massaschulsets promoverá o intercâmbio entre as universidades brasileiras Unicamp, USP, Unesp, UFPE, UFRGS, UFMG e UFRJ com as instituições norte-americanas Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard University, Brown University, Northeastern University, University of Massachusetts (UMASS) e Boston University. No total, 28 professores/pesquisadores brasileiros e americanos serão beneficiados e o processo de seleção ocorrerá em 2012.

Share This Post

Post Comment