Mark Hurd anuncia primeiro datacenter da Oracle na América Latina

Durante o Oracle CloudWorld Brasil, o presidente mundial da Oracle, Mark Hurd anunciou que a empresa vai expandir sua infraestrutura de nuvem segura, confiável, de alto desempenho e líder do setor com o primeiro datacenter Oracle Cloud na América Latina.hurd_mark_oracle_6_400
Localizado no Brasil, o novo datacenter ampliará a infraestrutura de nuvem pública global da Oracle para 18 datacenters, apoiando o portfólio mais abrangente de serviços de Aplicativos, Social, Plataforma e Infraestrutura, todos disponíveis por meio de assinatura.
De acordo com a IDC, os serviços na nuvem na América Latina serão um fator crítico para acelerar a modernização do ambiente de TI. Com o novo datacenter, a Oracle reafirma seu compromisso com os mercados brasileiro e latino-americano de atender às necessidades de seus clientes em relação aos serviços na nuvem.
Conforme a IDC Latin America IT Investment Trends de julho de 2013, “os benefícios mais importantes que são esperados ao implementar cloud computing no Brasil são:  reduzir o gasto total de TI com hardware em 23%; reduzir o gasto total com licenciamento de software e manutenção em 19%; melhorar a produtividade da equipe de TI e o nível dos serviços em 22%; reduzir o gasto total com desenvolvimento de software personalizado e suporte em 21%; reduzir o custo com energia, resfriamento e custo relacionado em 7%”.
O datacenter Oracle Cloud no Brasil está programado para entrar em funcionamento até meados de 2014. Enquanto isso, os clientes da empresa na América Latina continuarão usando os serviços dos datacenters da Oracle em outras regiões do mundo. Como parte da infraestrutura de nuvem da Oracle, o datacenter brasileiro oferecerá outra alternativa ao mercado para atender às necessidades de residência dos dados com transparência em relação aos atuais projetos de implementação.
O Oracle Cloud oferece a suíte mais abrangente de modernos aplicativos empresariais de SaaS (Software as a Service) do setor, incluindo Gestão do Capital Humano, Experiência do Cliente e ERP (Enterprise Resource Planning), com recursos móveis, sociais e de business intelligence incorporados.

A Oracle oferece aos seus clientes e parceiros a escolha e flexibilidade de como querem implementar o software da Oracle: no Oracle Cloud, em outras nuvens públicas, em datacenters tradicionais no local, em nuvens privadas e nuvens privadas gerenciadas, atendendo aos padrões de conformidade e segurança mais completos do setor  (ISO 27001, ISO 27002, HIPAA, ISAE 3402 / SSAE 16, NIST, DIACAP, PCI, CFR Part 11.)
Com mais de 14 anos de experiência em gerenciamento de datacenters públicos e empresariais, os datacenters da Oracle são sistematicamente disponíveis on-line, atendendo aos padrões mais rigorosos de localização física, segurança dos sistemas de informação e física, governança, infraestrutura e de pessoal.
A Oracle conta com especialistas em segurança credenciados e dedicados que dão suporte aos datacenters globais, com experiência e altamente treinados em relação às melhores e mais recentes práticas de segurança na nuvem.
“Estamos muito empolgados em proporcionar aos nossos clientes e parceiros da América Latina acesso à funcionalidade empresarial, de missão crítica e líder do setor de serviços na nuvem, por meio do nosso novo datacenter”, disse Mark Hurd, presidente mundial da Oracle. “Com esse novo datacenter no Brasil, a Oracle está ampliando seu compromisso com a base de clientes na América Latina e com as importantes exigências de residência de dados”.
“A Oracle tem um forte compromisso com os mercados do Brasil e da América Latina. Com esse novo datacenter, a Oracle assumirá a liderança de cloud computing na região, ajudando os clientes e parceiros a se tornarem mais eficientes e inovadores”, disse Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle para a América Latina. “O investimento da Oracle no datacenter do Brasil representa nosso compromisso com a cloud computing e uma grande oportunidade de desenvolver nosso ecossistema com melhor custo, atendimento e armazenamento local de dados para todos os clientes do Brasil e da América Latina”.

Lançamentos

Também durante o evento  no Brasil a Oracle  apresentou sua quinta geração de equipamentos para banco de dados, o Oracle Exadata Database Machine X4, que apresenta amplas melhorias, principalmente em termos de desempenho e qualidade dos serviços para OLTP, consolidação bancos de dados e data warehousing. Esta nova versão oferece um desempenho incomparável, com maior uptime (tempo de atividade) e eficiência para ajudar os clientes a simplificar as operações e tirar o melhor proveito dos dados críticos de negócios.
O Oracle Exadata Database Machine X4 marca a quinta geração do Oracle Exadata, que foi lançado em 2008 e hoje há milhares de equipamentos apoiando as maiores empresas no mundo todo, executando uma ampla variedade de cargas de trabalho de missão crítica, incluindo data warehouses com dimensões de petabytes, OLTPs em tempo real, aplicativos de negócios, e-commerce de escala global e negociações financeiras on-line.
O desempenho das cargas de trabalho orientadas para OLTPs é muito acelerado, quadruplicando a capacidade de memória flash por meio de uma combinação de maior flash físico e da exclusiva compactação de flash de altíssima velocidade.  Um Oracle Exadata de um único rack passou a comportar 88TB de dados dos usuários em Flash.  Essa capacidade é suficiente para manter a grande maioria dos bancos de dados OLTP inteiramente na memória flash.
As taxas aleatórias de I/O (entradas/saídas) do novo Oracle Exadata, cruciais para aplicativos OLTP, foram melhoradas em quase 100%, chegando a 2,66 milhões de leituras de banco de dados de 8K e 1,96 milhões de gravações, mesmo com a compactação total de flash ativada. A capacidade de realizar a compactação em milhões de I/Os por segundo elimina o velho conflito entre alto desempenho e alta eficiência.  A throughput (taxa de transferência) de dados de um Oracle Exadata de um único rack é de 100 GB/segundos, o que excede o rendimento de matrizes totalmente em flash, mantendo a economia da hierarquização de disco.
O desempenho das cargas de trabalho de data warehouses é acelerado por novos caching de algoritmos em flash que se concentram nas cargas de trabalho de varredura de partições e tabelas, muito comuns em data warehouses.  Agora, parte das tabelas, que forem maiores que o Flash, serão automaticamente armazenadas em cache em Flash e poderão ser lidas simultaneamente pelo Flash e pelo disco para acelerar a throughput.
A capacidade e o desempenho extremo do Oracle Exadata ajudam centenas de bancos de dados em um único rack, o que reduz consideravelmente os custos e aumenta a agilidade. Para permitir que os ambientes consolidados ofereçam desempenho consistente e previsível, o novo Oracle Exadata tem a capacidade única de priorizar as solicitações de forma transparente à medida que elas são recebidas dos servidores de banco de dados, passando pelos switches e adaptadores de rede, chegando ao armazenamento e no caminho de volta.
O Oracle Exadata usa uma nova geração de protocolos de rede InfiniBand para garantir que as cargas de trabalho com uso intensivo de rede, como relatórios, processamento de lotes e backups, não atrasem as cargas de trabalho interativas e suscetíveis ao tempo de resposta.
O hardware aprimorado do Oracle Exadata é totalmente compatível e capaz de funcionar em conjunto com versões anteriores do Oracle Exadata Database Machine, permitindo que os clientes com versões anteriores possam expandir facilmente para a versão mais recente do sistema. Além disso, o novo software do Oracle Exadata aceita todos os sistemas de hardware do Oracle Exadata de gerações anteriores, assim como o Oracle Database 12c e o Oracle Database 11g Release 2.
 
Principais aprimoramentos
O Oracle Exadata Database Machine X4 melhora de maneira significativa o desempenho de ponta a ponta. As melhorias em relação à geração anterior incluem:
o   77% a 100% de aumento nas I/Os de bancos de dados por segundo. Até 2,66 milhões de IOPs de leitura por rack completo. Até 1,96 milhões de IOPs de gravação para Flash. A throughput de Flash do Exadata excede em muito o rendimento das matrizes totalmente em flash.
o   50% de melhoria no desempenho da computação do banco de dados em sistemas X4-2 com dois processadores Intel® Xeon® E5-2697 v2 de 12 núcleos.
o   Cerca de 100% de aumento na throughput da rede InfiniBand e inclusão do recurso Network Resource Management para permitir tempos de resposta ultra-baixos nas operações críticas de banco de dados suscetíveis à latência, mesmo quando há operações de emissão de relatórios, processamento em lote ou backup, que fazem uso intensivo de rede, em execução em paralelo.
O Oracle Exadata Database Machine X4 melhora a capacidade com as seguintes melhorias:

o   100% de ampliação da capacidade física do Flash PCI, que passou para 44TB por rack completo.
o   Mais 100% de aumento na capacidade de cache de Flash lógico, que agora chega a para 88 TB por rack completo. O exclusivo recurso Exadata Flash Cache Compression compacta os dados do banco de dados em flash, de modo transparente, usando a aceleração de hardware para compactar e descompactar os dados com zero de sobrecarga de desempenho a uma taxa de milhões de I/Os por segundo. A compactação do cache de Flash é particularmente eficaz para bancos de dados OLTP e de DW de banco de dados.
o   100% de aumento da capacidade máxima de memória no X4-2, que alcança 4TB por rack completo, usando kits de expansão de memória para ampliar ainda mais a consolidação.
o   100% de ampliação da capacidade de armazenamento em disco de alto desempenho, alcançando mais de 200 TB por rack completo.
o   33% de aumento na capacidade de armazenamento em disco de alta capacidade: 672 TB por rack completo. Com as tecnologias de compactação do Exadata, é possível armazenar petabytes de dados dos usuários por rack.

 

 

Share This Post

Post Comment