*Manish Desai, Gerente Sênior de Marketing de Produto da Aerohive

 

A separação entre as soluções com e sem fio para conectividade de acesso está ficando ultrapassada. Hoje, os usuários esperam se conectar a recursos da rede corporativa, independentemente ao fato de estarem conectados em mídia cabeada ou sem fio.wireless

O relatório de infraestrutura de acesso a redes com e sem fio do Quadrante Mágico 2013 do Gartner ratifica a presente abordagem. O Gartner constatou que as empresas não estão interessadas em fazer "trade-offs* entre a segurança e o gerenciamento de suas redes de acesso com e sem fio". Com as empresas lidando com recursos limitados de TI, elas exigem uma única solução integrada ou unificada de gerenciamento de rede, para fornecer uma visão de ambos os usuários, com e sem fio. Além disso, uma questão ainda mais crítica, é a necessidade das empresas por uma solução única para a aplicação de políticas entre os usuários de rede cabeada e sem fio. Ambas as funcionalidades devem vir de uma única solução. Foram-se os dias em que um fornecedor oferecia uma solução apenas para a conectividade com fio ou sem fio.

Todavia, é importante estabelecer uma distinção entre a visão de gerenciamento de rede unificada de usuários com e sem fio e uma solução de acesso verdadeiramente unificada.

Muitos fornecedores podem oferecer uma visão unificada de gestão de dispositivos de rede cabeada e sem fio. Isso permite que os administradores de TI tenham uma visão única de seus usuários que utilizam a conectividade com fio no switch e no retador e sem fio nos pontos de acesso. Embora este painel único de controle da rede seja útil e importante, é insuficiente para executar eficientemente uma rede integrada de conectividade cabeada e sem fio, para incrementar a eficiência de TI.

Uma solução de acesso unificada inclui não somente este painel único de controle, mas também permite que os administradores de TI apliquem políticas contextuais baseadas em ambos os usuários (com e sem fio). Os administradores de TI precisam ser capazes de definir permissões para a rede com base na identidade, tipo de dispositivo, localização e hora do dia. Então, os referidos administradores querem usar esses objetos para ambos os tipos de usuários, garantindo permissões consistentes para a rede independentemente do tipo de conexão.

Como o Gartner verificou, os administradores de TI estão buscando de ponta a ponta fornecedores que ofereçam uma rede de gerenciamento integrada de clientes com e sem fio e, o mais importante, que unifique a aplicação da política contextual aos usuários cabeados e sem fio.

Soluções de gerenciamento unificado que simplificam o dia a dia dos profissionais de tecnologia da informação tem importância maior em países como o Brasil, onde a maioria destes executivos normalmente veste mais de um chapéu. Se por um lado se destacam pela capacidade de atuar nas mais diversas áreas de IT, muitas vezes se veem sobrecarregados com tarefas de administração que consomem o já restrito tempo disponível. Unificar e simplificar as tarefas de gestão e resolução de problemas na rede passa a ser quase um dever dos fabricantes deste tipo de solução.

*Manish Desai, Gerente Sênior de Marketing de Produto da Aerohive, empresa em que ele coordena as soluções de rede habilitadas para nuvem da Aerohive e aplicações.