Previsões para 2025: IA transforma dados em soluções para indústria

Previsões para 2025: IA transforma dados em soluções para indústria

Desde o início da era computacional, as indústrias acumularam tantos dados que a maior parte nunca foi utilizada. Estima-se que esses dados somem cerca de 120 zettabytes — o equivalente a trilhões de terabytes, ou mais de 120 vezes a quantidade de grãos de areia em todas as praias do mundo. Agora, as indústrias estão colocando esses dados não explorados em uso, construindo e personalizando grandes modelos de linguagem (LLMs).

Com a aproximação de 2025, setores como saúde, telecomunicações, entretenimento, energia, robótica, automotivo e varejo estão usando esses modelos, combinando-os com seus dados proprietários para criar IAs capazes de raciocinar.

Especialistas da NVIDIA destacam os setores que produzem cerca de US$ 88 trilhões em bens e serviços globalmente por ano. Eles preveem que IAs capazes de aproveitar dados na borda e entregar insights quase instantâneos chegarão a hospitais, fábricas, centros de atendimento ao cliente, carros e dispositivos móveis.

Principais tendências para 2025

Perguntados sobre as tendências em IA para 2025, os modelos Perplexity e ChatGPT 4.0 apontaram o agentic AI como prioridade, seguido por IA na borda, cibersegurança e robôs movidos por IA. O agentic AI representa uma nova categoria de IA generativa quase autônoma, capaz de tomar decisões complexas e agir com base no aprendizado contínuo e análise de grandes volumes de dados.

Destaques por setor

Saúde

 

Kimberly Powell, Vice-presidente de Saúde, prevê:

  • Interação humano-robô: Robôs assistindo clínicos em comandos, cirurgias e outras tarefas, possibilitados por gêmeos digitais e simulações para treinamento e testes.
  • Agentes digitais de saúde: Agentic AI ajudará a enfrentar desafios como a escassez de profissionais, introduzindo agentes digitais que automatizam tarefas administrativas e personalizam a experiência do paciente.
  • Descoberta de medicamentos: A IA gerativa combinará modelos para criar, prever e otimizar moléculas, transformando o setor de descoberta em um de design e engenharia.

Robótica e computação na borda

 

Deepu Talla, VP de Robótica e Computação na Borda, prevê:

  • Redefinição de robôs: De AMRs a sistemas autônomos que percebem, raciocinam e aprendem, surgindo em áreas como centros cirúrgicos e cidades inteligentes.
  • Pequenos modelos de linguagem: Para maior eficiência energética e menor latência, pequenos LLMs serão fundamentais para robôs em setores como automotivo e varejo.

Entretenimento

 

Richard Kerris, VP de Mídia e Entretenimento, prevê:

  • Conteúdo hiperpersonalizado: IA ajustará experiências de streaming e esportes ao vivo de acordo com interesses individuais, com recursos como dublagem e comentários personalizados.

Telecomunicações

 

Ronnie Vasishta, VP Sênior de Telecomunicações, prevê:

  • IA e 5G: Operadoras combinarão IA generativa e conectividade para melhorar desempenho e eficiência, além de oferecer serviços mais personalizados aos clientes.
  • Soberania em IA: Telcos ajudarão governos a alcançar objetivos de IA soberana, especialmente na Europa e na Ásia.

Automotivo

 

Xinzhou Wu, VP Automotivo, prevê:

  • Avanços em veículos autônomos: IA generativa e simulações permitirão testes em cenários complexos e aprimoramento contínuo do software.

Energia

 

Marc Spieler, Diretor Sênior de Energia, prevê:

  • Rede inteligente: Medidores inteligentes usarão IA para melhorar a gestão energética e oferecer soluções mais sustentáveis.
  • IA em fontes de energia: A tecnologia otimizará fluxos de projeto e produção, reduzindo impactos ambientais.

Varejo

 

Azita Martin, VP de Varejo e Bens de Consumo, prevê:

  • Varejo definido por software: Supermercados utilizarão visão computacional e IA para transformar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional.

"Essas inovações destacam o papel crescente da inteligência artificial em transformar dados brutos em valor tangível para as indústrias, impulsionando a eficiência operacional, a tomada de decisões estratégicas e a criação de soluções inovadoras que atendem às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico" reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Imagem: Divulgação.

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