Modelo Consolidado

Wilson Alves Silva, da Config

Esse processo passou por alguns ajustes ao longo do tempo até chegar o modelo atual com uma interface direta com a Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz). A fabricante de pães Wickbold inovou também ao adotar desde 2006 o modelo de NF-e, no que poderíamos chamar de early adopter da tecnologia.

Uma das primeiras empresas a emitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e) com validade jurídica, a Wickbold decidiu ir além do projeto proposto pelo governo. A Config incorporou à sua solução de emissão de nota fiscal móvel a funcionalidade para emissão de NF-e, para atender uma necessidade da Wickbold caso ela viesse a solicitar à sefaz-SP. A ideia era permitir que a Wickbold emitisse a nota fiscal eletrônica enquanto seus caminhões estivessem fazendo as entregas.
Conforme conta Wilson Alves da Silva, diretor-geral da Config Informática, a experiência foi fundamental para a maturidade do processo.
Assim desenvolveu, testou e apresentou o seu protótipo de NF-e móvel à Sefaz, pois o considerava pronto para uso tão logo os coordenadores do projeto nacional lançassem oficialmente a NF-e, em janeiro de 2007.
A Config assumiu um compromisso com a Wickbold para a construção de uma solução que atendesse as definições do projeto Piloto da NF-e e desenvolveu Triangulus NF-e. Esse software interage com o ERP e cria um arquivo XML de acordo com o layout definido no Manual de Integração do Contribuinte e gera a assinatura digital utilizando o certificado digital ICP-Brasil. A solução faz o envio do arquivo à Sefaz, consulta a autorização de uso de NF-e e imprime o Documento Auxiliar de NF-e (DANFe) e o Conhecimento de Transporte (CT-e)

Hoje a Wickbold emite cerca de 100 mil notas fiscais eletrônicas por meio do Triangulus NF-e.  A migração do papel para o formato eletrônico ocorreu de forma gradativa. Com a mudança a empresa, ganhou já que uma nota eletrônica sai 20 centavos mais barato que em papel, levando-se em consideração o custo de produção e de armazenamento. “O interesse da Wickbold em ter a implantação da NF-e no País sempre foi grande, uma vez que é inegável a geração de economia e agilidade com a troca do papel para o modelo eletrônico”, diz Silva.

A Config Informática foi responsável pela implementação da nota eletrônica na empresa. O maior desafio era cumprir o cronograma da Sefaz e ser a primeira empresa a emitir uma NF-e em São Paulo, meta que foi cumprida. Os trabalhos começaram em outubro de 2005 e a primeira nota saiu em abril de 2006, ainda experimentalmente. Em setembro de 2007, o sistema entrou oficialmente em produção. A Wickbold utiliza um software de  gestão comercial desenvolvido pela Config.  A empresa preferiu evoluir lentamente, permitindo que seus clientes se adaptassem às novas  regras e a partir daí 100% das notas fiscais são eletrônicas.

Para atender à nova exigência do Fisco em relação à obrigatoriedade da emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), uma das principais premissas do projeto era que nenhuma interface a mais poderia ser inserida no sistema de faturamento utilizado.

“Por empregar uma interface web, o Triangulus NF-e atendeu a essa necessidade, pois é uma ferramenta efetivamente pronta, madura”, afirma o executivo.

Ipiranga Combustíveis

Segunda maior distribuidora de combustíveis no País, com uma rede de 5,5 mil postos em todo o território nacional, a Ipiranga, também  é usuária do sistema.

A ferramenta realiza a conferência de validade e autenticidade das mais de 3,5 mil notas fiscais mensais recebidas digitalmente pela Ipiranga de acordo com as normas da Sefaz, evitando o recebimento de uma NF-e irregular, com erros de preenchimento, cancelada ou incompatível com o estabelecido no Manual do Contribuinte. Tudo isso é feito de forma segura e automática, sem a necessidade de interferência humana. Resolvidas as questões relativas à emissão e à gestão das NF-e, a Ipiranga, está investindo agora em sistemas de recebimento automático e escrituração eletrônica.

Até o final deste ano, mais de 1 milhão de empresas enquadradas em 557 códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) precisarão emitir eletronicamente as suas notas fiscais. Desde 2006, quando o programa de NF-e nacional teve início no Brasil, mais de 237 mil empresas aderiram ao sistema. Juntas, elas foram responsáveis pela emissão de mais de 1,2 bilhão de documentos e transações que somam R$ 38,2 trilhões.

Share This Post

Post Comment