Em cinco anos, profissionais devem desenvolver sete habilidades para o mercado de trabalho

Em cinco anos, profissionais devem desenvolver sete habilidades para o mercado de trabalho

Aprendizado, empatia, liderança e comunicação estão entre as competências dos profissionais do futuro

Um estudo do The Future Of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, aponta que em cinco anos mais de um terço das habilidades necessárias para o mercado de trabalho terá mudado. Isso acontece por causa do ritmo acelerado de inovações e a aplicação de Inteligência Artificial no ambiente de trabalho.

Para manter-se no mercado de trabalho, o primeiro passo é o compromisso com o aprendizado contínuo e desenvolver novas competências. A tendência é a capacitação permanente. Essas áreas também necessitam de muitos profissionais, como os formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD.

Bernard Marr, da Forbes EUA, listou as habilidades que, segundo ele, devem ser cruciais para os profissionais do futuro se manterem relevantes no mercado de trabalho.

Criatividade

O desenvolvimento de novos produtos, formas de trabalho e soluções tecnológicas. Bernard explica que, até o momento, os robôs não são capazes de competir com os seres humanos no quesito criatividade, por isso, a fim de garantir que você não seja substituído por máquinas, invista nessas competências.

A inteligência emocional é a capacidade de entender, controlar e expressar emoções, assim como compreender as emoções dos outros. Para o seu desenvolvimento, é importante ter empatia, ética e capacidade de trabalhar em grupo.

O pensamento analítico e crítico pode sugerir soluções inovadoras, além de resolver problemas complexos usando o raciocínio e a lógica, deixando as emoções de lado. Segundo a Forbes, as pessoas com forte pensamento analítico serão necessárias para atuar na divisão de trabalho humano/máquina.

Mentalidade de crescimento

Profissionais que entendem que as suas habilidades podem ser desenvolvidas e sabem que o esforço gera resultados. Esses trabalhadores aprendem com os erros e buscam novos conhecimentos.

Tomada de decisão

Embora as máquinas sejam capazes de processar informações que seriam impossíveis para os humanos, uma pessoa precisará tomar a decisão final, reconhecendo as suas consequências. Os seres humanos serão responsáveis por decisões de grande impacto.

A comunicação é a capacidade de trocar informações. Desenvolver essa habilidade fará com que as suas mensagens sejam transmitidas da forma mais clara possível.

Liderança

Inspirar e ajudar os outros é fundamental para o mercado de trabalho do futuro. Pessoas assumirão a liderança de equipes de projeto e trabalharão com outros funcionários para resolver problemas e criar soluções.

Diversidade e inteligência cultural

É essencial que as pessoas desenvolvam tolerância, empatia e a capacidade de compreender, respeitar e trabalhar com os outros, independentemente das diferenças de raça, cultura, língua, idade, sexo, orientação sexual, crenças políticas ou religiosas.

Tecnologia

Como a Quarta Revolução Industrial é alimentada por inteligência artificial, big data, realidade virtual, blockchain, entre outras soluções, os profissionais precisarão ter algumas habilidades técnicas.

Adaptação

A capacidade de entender as mudanças não como um fardo, mas como uma oportunidade para crescer e inovar.

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