Palavras-chave para proteger dispositivos conectados à Internet

“Para manter qualquer informação pessoal em segurança, é importante que os consumidores protejam seus dispositivos no momento em que começam a configurá-los”, afirma Gary Davis, diretor de Marketing Global de Produtos de Consumo da McAfee. A companhia ressalta algumas precauções:

Proteja seus dados

Recente pesquisa global revelou que usuários domésticos de Internet avaliam que seus ativos digitais, como fotos, contatos e entretenimento, têm valor aproximado de 37 mil dólares. A América do Norte teve a maior estimativa, com 55 mil dólares.

Considere adquirir um produto ou serviço de segurança que ofereça recursos de backup e restauração de dados, além de proteção avançada que permita localizar e bloquear o dispositivo e apagar seus dados remotamente em caso de perda ou roubo. Uma pesquisa da Good Housekeeping, de agosto de 2011, revelou que 30% das pessoas não fazem backup de seus arquivos e que, a cada três segundos, um disco rígido falha.

Transfira as práticas recomendadas do PC para o produto

A popularidade dos computadores e dispositivos da Apple levou a um aumento das ameaças direcionadas ao Mac OS X. De acordo com o McAfee Labs, no final de 2010, foram registradas cinco mil ameaças voltadas para a plataforma Mac, e esse número tem aumento 10% ao mês. Para se proteger, instale um software de segurança desenvolvido especificamente para a plataforma. O serviço iCloud da Apple dispõe de diversas ferramentas para sincronizar, fazer backup e proteger seus dados. Utitlize as configurações de segurança originais do seu dispositivo para solicitar uma senha de acesso.

Faça o backup regularmente

Diariamente, são identificados 8,9 mil novos sites mal-intencionados (fonte: relatório de ameaças do segundo trimestre de 2011 da McAfee) e, em 2010, os malwares custaram 2,3 bilhões de dólares aos consumidores (fonte: Consumer Reports – USA organization). O software de segurança deve incluir, no mínimo, antivírus em tempo real, firewall bidirecional, antispyware, antiphishing e recursos de pesquisa segura. Níveis adicionais de proteção abrangem antispam, controle para os pais, proteção de rede sem fio e proteção antirroubo que criptografa documentos financeiros confidenciais.

Softwares gratuitos podem deixá-lo desprotegido

Softwares de segurança gratuitos proporcionam proteção básica. Uma pesquisa do USA Today, em setembro de 2010, com 16 empresas de antivírus, mostra que soluções de segurança gratuitas geralmente não contam com recursos importantes, como firewall, verificações da qualidade dos sites e atualizações automáticas.

Para garantir proteção contra ataques emergentes, procure softwares que forneçam proteção em tempo real com dados atualizados na nuvem continuamente. Verifique se o produto instalado no seu dispositivo é uma versão de teste. Caso seja, é necessário adquirir uma assinatura para ter proteção constante contra ameaças recém-descobertas.

Cuidado com scarewares ou softwares de antivírus falsos

Os scarewares fazem os usuários acreditar que seus computadores estão infectados para induzi-los a “comprar” um software de antivírus falso e informar seus dados pessoais e financeiros, geralmente por meio de pop-ups. O número de scarewares cresceu em mais de 600% entre 2008 e 2010 e estima-se que atinjam um milhão de usuários da Web por dia (fonte: relatório de 2010 da McAfee).

Em 2011, pela primeira vez, antivírus falsos para Mac se tornaram uma ferramenta para os cibercriminosos (fonte: relatório de ameaças do segundo trimestre de 2011 da McAfee). Não compre softwares antivírus por anúncios em pop-ups. Adquira a solução de segurança de um fornecedor confiável.

Tecnologias que protejam suas informações também em dispositivos de armazenamento removível

Considere o uso de uma unidade USB com recurso de criptografia segura para gravar suas informações, a fim de que não possam ser lidas caso o equipamento seja roubado ou perdido. Compre um software de segurança para proteger seu disco rígido portátil e crie uma senha de acesso.

Ameaças direcionadas a smartphones e tablets têm crescido

Os malwares voltados para dispositivos móveis estão em ascensão e a plataforma Android é o principal alvo. De acordo com a McAfee, ataques voltados para essa plataforma aumentaram 37% conforme apontado no relatório do terceiro trimestre de 2011 da McAfee.

Aplicativos mal-intencionados são ameaças crescentes, portanto atente à instalação de produtos desenvolvidos por terceiros e faça downloads apenas de lojas confiáveis. Leia os comentários de outros usuários e certifique-se de que as permissões de acesso do aplicativo fazem sentido.

Proteja-se também contra a perda de dados e faça backup dos seus dispositivos móveis regularmente.

Share This Post

Post Comment