Big Data e Analytics: sua empresa está pronta para implementar?

Big Data e Analytics: sua empresa está pronta para implementar?

Big Data e Analytics são conceitos que definem o conjunto de informações complexas que não podem ser analisadas por sistemas tradicionais de processamento de dados. As empresas que aproveitam para investir nessas tecnologias e em suas múltiplas possibilidades saem na frente e garantem vantagens competitivas.

Empreendimentos de diferentes segmentos do mercado apostam em Big Data atualmente para melhorar a experiência dos consumidores, otimizar os processos internos e aprimorar suas estratégias de marketing e segurança em TI.

Além de tudo, as soluções de Big Data ajudam na tomada de decisão, tornando-a mais assertiva e baseada em informações fidedignas. E a sua empresa, já está pronta para a implementação dessa tecnologia? Acompanhe o post e fique por dentro do tema!

Como Big Data e Analytics ajudam em uma tomada de decisão mais assertiva?
Hoje, organizações de todos os portes e segmentos estão habituadas a lidar com grandes quantidades de dados. Desde a última década, a rápida expansão dos meios digitais e das telecomunicações alterou significativamente o cenário e a disponibilidade de informações.

Com o aumento no volume de dados, na variedade de formatos e de meios de transmissão, as empresas devem saber como analisá-los e documentá-los, para tomar decisões mais assertivas em relação ao negócio. Isso porque os dados têm valor real e podem oferecer insights valiosos para a gestão corporativa.

Por meio de algumas informações obtidas por um sistema de Big Data e Analytics, os empreendimentos podem definir decisões de compra e venda de ações ou até estratégias para fundos de investimentos. Nem todos os dados gerados têm valor para um negócio, para isso, é importante obter informações verídicas, de acordo com a realidade da organização.

Portanto, as corporações que conseguem captar a variedade de dados saem na frente da concorrência. Grande parte das empresas trabalham com elementos estruturados, que consistem em informações armazenadas em bancos de dados internos.

Como as empresas podem saber se investir em Big Data é a melhor solução no momento?
O Big Data é capaz de reformular modelos de negócio, produtos e estratégias de gestão. Ele funciona como um recurso tecnológico que tem como principal função gerar valor para as empresas. A partir de uma leitura de dados, o sistema consegue entender de forma eficaz diversas questões e pontos da organização.

Hoje, é indicado a todas as empresas incluírem o Big Data como parte integral do planejamento estratégico. Para isso, é fundamental conhecer as diferentes fontes de dados, como:

mídias sociais;
IoT;
sistemas de gestão, como ERPs e CRMs;
dados em nuvem.

É essencial contar com um ecossistema adequado e com soluções para promover a organização do Big Data, permitindo que processe o volume de informações. Dados confiáveis e bem gerenciados podem levar à análises e à tomada de decisão mais segura.

Sem dúvidas, as companhias têm melhores desempenhos, podem se tornar operacionalmente mais previsíveis e mais lucrativas com a implementação do Big Data e Analytics. Quem deseja se manter competitivo, portanto, deve aproveitar todo o valor do recurso e começar a operar o negócio de maneira orientada por dados.

Quais são as estratégias adotadas para maximizar o uso do Big Data e Analytics?
Atualmente, o Big Data tornou-se capital importante para as empresas. Grandes da tecnologia, como IBM, Microsoft e Apple, se baseiam em dados para produzir mais eficiência e desenvolver novos produtos moldados de acordo com as necessidades dos usuários.

Para maximizar o uso de Big Data e Analytics no empreendimento, é preciso contar com tecnologia robusta, programadores qualificados e um parceiro estratégico no negócio. A ferramenta pode auxiliar com diversas atividades, desde a criação de um produto até o gerenciamento da experiência do cliente.

Além disso, quando se trata de segurança da informação, o Big Data auxilia a identificar possíveis fraudes e violação de dados. Para realmente atingir valor no Big Data é necessário ter especialistas, usuários capacitados e corporativos que façam perguntas certas e reconheçam padrões, de forma a prever comportamentos e a fazer suposições baseadas em informações reais.

Conclusão
O Big Data e Analytics são soluções que vieram para revolucionar e trazer a transformação digital para os processos internos dos empreendimentos. Por meio de um bom gerenciamento e processamento de dados, a sua organização pode ganhar diversos benefícios, além de maior vantagem competitiva em seu segmento de mercado.

Quer descobrir como a TIVIT pode auxiliar o crescimento e a inovação na sua companhia? Entre em contato com a nossa equipe de consultores agora mesmo!

Publicado originalmente em TIVIT 

 

 

Share This Post

Post Comment