Gartner e WWF avaliam liderança ambiental

Os resultados de uma avaliação global em 28 prestadores de serviços de informações e comunicação (TIC), pelo Gartner e WWF revelou que a indústria de TIC vê a mudança climática e de sustentabilidade como uma oportunidade emergente. Enquanto os organismos identificaram o surgimento de um grupo de formadores de opinião no mercado e segundo o estudo a indústria como um todo sofreu uma leve queda e teve de fazer as alterações visando as modificações climáticas e de sustentabilidade como parte do seu core business. 

“Entre 2009 e 2010, vimos um rápido progresso na maturidade dos fornecedores de TIC, tanto em termos de seus programas internos de meio ambiente como no desenvolvimento de um conjunto de ofertas do mercado com baixa emissão de carbono”, disse Simon Mingay, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Nós temos agora um grupo  de formadores de opinião no mercado constituído por IBM, Cisco, Ericsson, HP, Fujitsu e SAP que acreditamos estão começando a construir um forte bloco nesse sentido. Contudo, nesta fase, eles realmente não têm tomado as questões associadas com as mudanças climáticas e de sustentabilidade no núcleo do negócio e suas estratégias, e eles continuam a lidar com isso dentro do espírito de melhoria de curto prazo.”

Gartner e WWF convidaram 28 empresas globais, relacionadas à TIC e prestadoras de serviço para fazer parte desta pesquisa. Dezenove escolheram participar, fornecendo as informações necessárias. Entre essas empresas estão: Accenture, Alcatel-Lucent, BT, CSC, Cisco, Dell, Deutsche Telekom, Ericsson, Fujitsu, HP, IBM, Lenovo, Microsoft, SAP, Sun Microsystems, TCS, Verizon, Wipro e Xerox.

A pesquisa, a segunda do tipo, analisou o compromisso de prestadores de TIC para gerir os aspectos ambientais de suas operações internas e de sua cadeia de abastecimento. Muito importante, também são exploradas suas potencialidades na promoção de soluções nos mercados de baixo carbono e de desenvolvimento de produtos e serviços que vão ajudá-los e aos seus clientes a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa ou aumentar a sua eficiência energética.

A IBM, Fujitsu, HP, Cisco e BT estão classificadas entre as cinco primeiras posições, enquanto outras, como a Verizon e a Lenovo não pontuaram muito bem, e mantiveram o 19º. e  17º. lugares, respectivamente. Mingay afirmou que a Microsoft, classificada na posição 13a. posição, em geral, está fazendo um progresso razoável, mesmo tendo iniciado o trabalho posteriormente.

A pesquisa revelou que os prestadores de serviços e software têm melhorado suas posições a partir de 2008, mas permanecem imaturos em termos de programas internos, bem como as suas ofertas de mercado. Analisando os números de 2008, quando Gartner e WWF Brasil realizaram sua primeira avaliação, houve uma evolução grande e mais ações entre 2009 e 2010. Ao olhar o próprio impacto das TIC, e o foco no 2% delas nas emissões de CO2, tornou-se evidente que os fornecedores de hardware, como HP, Ericsson e Fujitsu estão cada vez mais focados na eficiência energética dos seus equipamentos e isso está se tornando um aspecto de seu core business, enquanto o mesmo não acontece entre as organizações de software e serviços. Poucos fornecedores estão pensando sobre a desmaterialização de qualquer maneira sistemática real, embora a Xerox seja uma das poucas exceções no que diz respeito a reutilização e reciclagem de peças.

Coletivamente, a indústria de TIC tem melhorado seu desempenho em termos de fornecimento de soluções em outras áreas, por exemplo, transportes e edifícios, para ajudar a reduzir a 98% das emissões globais de CO2 que não são geradas pelas TIC, mas que podem ser reduzidos com a ajuda das TIC inteligentes.

“A gestão do lixo eletrônico e metais pesados rapidamente está se transformando em um grande desafio global e com o crescimento dos mercados emergentes, a indústria terá de dar muita atenção para a reciclagem, desmaterialização e longevidade.”, conclui o analista do Gartner.

Share This Post

Post Comment