Anhanguera Educacional apoia alunos em seu desempenho acadêmico com adoção do BI

A Anhanguera Educacional, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e desempenho acadêmico de seus alunos implantou a plataforma da MicroStrategy, líder mundial no fornecimento de software de business intelligence (BI) e plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis, à sua área de Business Intelligence (BI). A solução permite acesso e análise das informações relacionadas aos estudantes, desde o processo de captação, recrutamento, admissão, matrícula até a conclusão da graduação.Fotos divulgação Grupo Anhanguera. Foto: Alexandre Schneider/Divulgação

Além de proporcionar acesso a relatórios com informações estratégicas confiáveis, o BI também auxilia na padronização e democratização dos dados dentro da organização. Desta maneira, os coordenadores do curso conseguem compreender a individualidade do aluno e as suas dificuldades de aprendizagem, para que assim possam usar as ferramentas pedagógicas já disponíveis na instituição. Para o Diretor Executivo de Tecnologia da Anhanguera Educacional, Luciano Possani, a plataforma proporcionou uma gestão mais assertiva para os executivos e departamentos, por meio da integridade e histórico da informação, bem como a distribuição de forma automatizada dos dados extraídos.

Outra funcionalidade da solução de BI da MicroStrategyé a possibilidade de os diretores, executivos e gestores da empresa conseguirem acessar de qualquer lugar, a qualquer momento, diversos indicadores, entre eles os relacionados a informações acadêmicas e aos atendimentos prestados. A autonomia do acesso e geração de novos relatórios, assim como a mobilidade proporcionada, permitem ainda a criação de cultura Self-Service, ou seja, cada usuário faz seus próprios relatórios. Com isso, informações que anteriormente demoravam dias para serem consolidadas, agora estão disponíveis para serem acessadas de qualquer lugar, inclusive pelos dispositivos móveis com sistema Android ou iOS.

O acesso remoto dos dados possui maior granularidade, pois as informações contam com mais detalhamento aos seus usuários, com a opção de aplicação de filtros por cursos, modalidades (presencial ou a distância), entre outras opções, viabilizando a tomada de decisão que irá auxiliar na mudança da performance dos alunos. Esse processo é possível por meio de um DataWarehouse corporativo, que reúne informações dos diversos sistemas da universidade e consolida os dados históricos dessas múltiplas fontes em um  banco de dados, com aproximadamente 5 TB e um histórico de quatro anos. “Com a facilidade de extrair e integrar dados de múltiplas fontes, as equipes puderam sair do nível operacional e reduzir o tempo despendido com o ‘garimpo’ de dados”, explica Maurício Nakamae Kikuchi, Diretor de TI Sistemas da Anhanguera Educacional.

De acordo como Gerente de Sistemas de Informações Gerenciais da Anhanguera Educacional, Éfeso Maricato, outro ponto importante é que a plataforma possibilita monitorar os indicadores que norteiam toda a trajetória de cada um dos alunos ao longo da vida acadêmica. “A partir desta ferramenta, é possível compreender melhor as tendências e melhorar a assertividade da aplicação dos recursose até acionar professores e coordenadores para que dêem apoio acadêmico aos alunos”, complementa.

Entre as principais características da solução estão a facilidade de migração, a diversidade da distribuição de dados em diversas plataformas, como disparo via e-mail, por exemplo, e as funcionalidades de geoprocessamento (integração com Google Maps), que permitem obter informações como distância da residência do aluno à unidade da Anhanguera onde estuda. Além da visualização de gráficos, análises preditivas e diferentes níveis de acesso, que permitem o máximo de respaldo e assistência aos alunos da instituição.

Fundada em 1994, na cidade de Leme/SP, a Anhanguera Educacional conta atualmente com mais de 420 mil alunos em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, oferecidos nos 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, que também incluem a LFG, maior rede de cursos preparatórios para concursos públicos e Exames de Ordem. Desde a fundação do grupo já são mais de um milhão de alunos formados pela instituição.

Share This Post

Post Comment