Sistran Engenharia aprimora sua produtividade com o Office 365

 

Especializada em consultoria para planejamento de transporte público, a Sistran Engenharia adotou a solução Microsoft Office 365 - suíte de aplicativos disponível na Nuvem - com apoio da Brasoftware, tradicional revenda parceira da Microsoft no Brasil, para aprimorar a produtividade e a comunicação de sua equipe, formada por engenheiros e arquitetos, além de apoiar o crescimento da companhia.Veículo Leve sobre Trilhos

Uma das empresas responsáveis por grandes projetos de engenharia como a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade de Santos e obras de extensão das linhas do Metrô em São Paulo, a Sistran ainda atua com gestão de obras, relatórios sobre impacto ambiental, simulações e estudos sobre oferta e demanda de transporte.

“A rotina de trabalho da companhia requer um grande fluxo de documentos com desenhos, plantas e projetos que são compartilhados com diversos profissionais. Depois de uma fase de renovação do nosso parque de máquinas, em 2014, procuramos a Brasoftware para também atualizar nossas licenças de software e oferecer a melhor experiência encontrada no mercado para nossos engenheiros e arquitetos. Após avaliar com a Brasoftware as opções de soluções de aplicativos disponíveis no mercado, optamos pelo pacote Office 365”, explica André Tech, gerente de Tecnologia da Sistran Engenharia.
Comunicação interna aprimorada

De acordo com Ricardo Sutil, especialista da Brasoftware em soluções Microsoft, antes de adotarem o Office 365, a consultoria utilizava um serviço de caixa postal com capacidade menor, em torno de 4GB por ano, que também não permitia o acesso ao conteúdo fora da empresa. Os colaboradores também utilizavam um serviço de mensagens instantâneas que só funcionava internamente.

“A solução foi indicada por trazer liberdade aos profissionais que muitas vezes fazem trabalho de campo, permitindo uma comunicação segura de qualquer local, sem preocupação com o acesso aos arquivos à distância ou de envio de documentos pesados”, comenta Ricardo.

A companhia efetivou o licenciamento do Office 365 para seus 119 colaboradores e agora eles podem contar com caixas de e-mail com 50GB cada. Além do email na nuvem, todos seus colaboradores também utilizam as ferramentas Lync, OneDrive, Sharepoint e o pacote Office com Word, Excel, PowerPoint, com a garantia de atualização das versões.

“Com o Lync os colaboradores trocam mensagens instantâneas por meio de dispositivos móveis de qualquer local com acesso à internet. O suporte de TI recebe chamados via Lync, diminuindo o tempo de atendimento e os diretores conseguem acompanhar o andamento da companhia fora do escritório”, conta André.

Essa facilidade na comunicação também se dá pelos recursos do Lync, screen share. Muitos projetos são discutidos por meio da ferramenta que permite o compartilhamento da tela. Em uma parte da tela os usuários conversam e na outra metade apontam detalhes de uma planta e a necessidade de alterações no projeto, por exemplo. Além da possibilidade de envio de arquivos fora da rede da companhia e de forma segura.

O OneDrive, outra ferramenta da Microsoft disponível no pacote Office 365, tem apoiado a companhia na troca de arquivos entre empresas terceirizadas, parceiras da Sistran em seus projetos, ou de outros destinatários que não possuem uma solução de e-mail que suporte grandes arquivos. A solução, além de disponibilizar 1 TB de armazenamento online por usuário, permite o compartilhamento de arquivos e evita o envio de grandes arquivos de e-mail.
Apoio na evolução da companhia

Outro fator que influenciou na decisão da companhia pelo Office 365 foi sua capacidade de apoiar o seu crescimento. André conta que no último ano a companhia dobrou seu número de colaboradores e precisava de uma solução que conseguisse apoiar a área de TI na absorção desses profissionais. Antigamente, nem todos os funcionários tinham email. Hoje, o licenciamento do Office já inclui um email para o usuário.

“Obtemos de forma muito rápida a liberação de licenças para novos colaboradores, que também podem habilitar as licenças de software em seus desktops domésticos”, explica André.

A companhia que faz a gestão de obra do Rodoanel Norte em São Paulo está vendo seu trabalho ser otimizado com as ferramentas de comunicação da Microsoft. Agora, via OneDrive, os engenheiros enviam imagens geolocalizadas das obras para o escritório acessar as imagens e relatórios, enquanto eles estão no local.

Além de facilitar a rotina de trabalho dos colaboradores, a solução tem apoiado a área de TI que tem visto o número de chamados e tempo de máquina parada diminuir. “Procuramos sempre soluções que possam ser aliadas do nosso negócio e que reflitam positivamente na produtividade dos nossos profissionais. Com as aplicações do Office 365, somadas a renovação do nosso parque de máquina, estamos garantindo o fluxo da nossa comunicação, maior engajamento com um ambiental ideal de trabalho e precisão nos projetos de nossa equipe”, finaliza André.

O próximo passo da Sistran com o Office 365 será a criação de um portal de relacionamento, com a ferramenta Sharepoint, para que os clientes possa acessar o histórico dos projetos.

Share This Post

Post Comment