Conhecer de maneira profunda o mercado de atuação da empresa e seus clientes é cada vez mais importante para a manutenção
e expansão dos negócios. O processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, realizado de maneira adequada, traz suporte para a tomada assertiva de decisões.
Diante do atual cenário econômico, o empresário precisa evitar tomar decisões de maneira impulsiva. Por isso, ferramentas para a análise de dados, modelos estatísticos, pesquisas de opinião e informações sobre o mercado são elementos importantes para fugir de erros administrativos. Uma dessas ferramentas é o Business Intelligence (BI), que auxilia o empresário a compreender as informações recebidas e processá-las da melhor maneira, visando crescimento.
Antigamente, o BI era usado apenas por grandes corporações capazes de recorrer aos softwares de gestão. Hoje, a história é outra. Empresas de pequeno e médio porte também estão se utilizando da ferramenta.
Business Intelligence, que na tradução significa “Inteligência de Negócios”, é um método para ajudar as empresas a tomar decisões inteligentes, através de informações de seus sistemas internos. O software busca informações e dados nos sistemas formais (ERP) e informais (Planilhas) para avaliar a performance da empresa em seus diversos aspectos. É uma parte de um conjunto maior de conceitos conhecidos como inteligência competitiva. Na prática, o BI ajuda na tomada de decisões estratégicas. Assim, é possível escolher um caminho mais adequado e menos arriscado.
Entenda o processo
Gilberto Mendes, especialista no desenvolvimento de BI explica que a implantação do Business Intelligence precisa seguir todas as etapas do planejamento. “O desenho de um projeto de BI deve ser desenvolvido em sintonia com a área de tecnologia da informação e com a diretoria da empresa, para que os indicadores sejam coerentes com as metas e estratégias. Um prazo adequado para a implantação gira em torno de um ano”, explica.
De acordo com a consultora empresarial Adriana Cream, da Saffi Consultoria, a vantagem do BI é transformar os dados obtidos em informações qualificadas, indicadores reais que promovem a facilidade na tomada de decisões. O programa pode ser utilizado em todos os setores da empresa. “No departamento comercial, por exemplo, a ferramenta se mostra essencial para delimitar estratégias de vendas, pois é necessário ter informações precisas e qualificadas para atingirmos resultados mais eficientes e promissores”, ressalta Adriana. Ela também reforça que o BI proporciona desenvolvimento empresarial sustentado por uma estrutura organizacional, minimizando as possibilidades de o negócio ser abalado por fatores irrelevantes. “Quando a empresa não tem estrutura organizacional e controle de seus dados, qualquer fator pode gerar uma crise interna que, em alguns momentos, pode ser crucial para o negócio”, finaliza.