Se dados valem ouro, por que enriquecê-los é tão importante?

Se dados valem ouro, por que enriquecê-los é tão importante?

Potencializar dados primários pode ser a chave para ampliar os resultados de campanhas digitais

Hoje, os anunciantes estão cada vez mais focados em maximizar o impacto de suas campanhas por meio do uso de dados primários. Esses dados, coletados diretamente com o consentimento do consumidor, permitem a criação de campanhas mais personalizadas e engajantes. Contudo, frequentemente eles se encontram fragmentados, o que exige processos de enriquecimento para explorar todo seu potencial, sempre priorizando a privacidade.

O enriquecimento de dados é uma demanda no mercado de publicidade digital. A LiveRamp anunciou recentemente a parceria com a Kantar para oferecer aos anunciantes insights poderosos com base em comportamentos reais de compra. Por meio desse acordo, os profissionais de marketing podem acessar os segmentos de compradores da Kantar por meio de suas Demand Side Platforms e no data clean room LiveRamp Safe Haven, para aumentar os insights de bancos de dados de CRM, criar suas próprias definições de público e construir públicos que podem ser ativados em todo o ecossistema de mídia e marketing por meio da modelagem lookalike da LiveRamp.

Além da Kantar, a LiveRamp também possui parceria com a WINR, empresa internacional de soluções de identidade, que visa oferecer aos anunciantes e publishers soluções mais eficazes para campanhas publicitárias.

O que é enriquecimento de dados?

Segundo Thaissa Gentil, head of Sales da LiveRamp Brasil, o enriquecimento de dados é o processo de ampliar ou melhorar conjuntos de dados existentes por meio da integração de informações adicionais provenientes de fontes internas ou externas. Seu objetivo é transformar dados em recursos mais detalhados, completos e acionáveis, ideais para análises, marketing e outras aplicações estratégicas.

Thaissa Gentil, Head of Sales da LiveRamp Brasil

Exemplos práticos incluem:

  • Um banco de dados com nomes e e-mails pode ser complementado com dados demográficos, comportamentais ou históricos de compra.
  • Empresas podem enriquecer suas informações com dados geográficos ou transacionais para personalizar ofertas e melhorar a experiência do cliente.

Como enriquecer dados?

Existem diversas estratégias e tecnologias para enriquecer dados por meio  da colaboração, tais como:

  • Adição de dados demográficos, comportamentais e geográficos: Para aprofundar o entendimento do público.
  • Incorporação de dados preditivos: Auxiliando na antecipação de tendências e comportamentos.
  • Uso de modelagem de identidade: Melhorando a precisão na correspondência e integração de dados.
  • Atualização em tempo real: Garantindo informações sempre relevantes.

Desafios e oportunidades

Embora o enriquecimento de dados ofereça inúmeras vantagens, as empresas enfrentam desafios como dados incompletos ou desatualizados. 

“Fazer o enriquecimento dos dados de maneira eficiente e segura pode ser desafiador. A tecnologia é, sem dúvida,  um aliado importante. Um exemplo é a solução da LiveRamp, que permite às marcas integrar diferentes conjuntos de dados para criar gráficos próprios, conhecidos como first-party graphs. Essas ferramentas são úteis para colaborar com parceiros por meio de ambientes seguros, como data clean rooms, aumentando a sobreposição e o valor das correspondências, sempre observando as regras de privacidade”, afirma Thaissa.

Soluções de identidade robustas são essenciais para superar essas barreiras e permitir:

  • Resolução de identidade em grande escala
  • Colaboração de dados eficiente
  • Melhor eficácia na sua publicidade digital

Empresas que tradicionalmente possuem uma visão limitada do seu consumidor podem se beneficiar significativamente ao criar e aprimorar seus próprios gráficos de dados. Isso resulta em insights mais precisos, uma visão holística do seu usuário e ativações de mídia mais eficazes.

Benefícios do enriquecimento de dados

Adotar estratégias de enriquecimento de dados pode trazer diversos ganhos:

  • Maior personalização: Campanhas e interações alinhadas ao perfil do consumidor.
  • Decisões estratégicas: Análises mais precisas e embasadas.
  • Melhoria da experiência do cliente: Comunicação e serviços mais relevantes.
  • Otimização de recursos: Investimentos mais eficientes em marketing e operações.

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