“No Brasil, em termos de negócios, vamos manter em 2012 nossa elevada taxa de crescimento dos últimos anos” ressalta o vice-presidente da MicroStrategy para América Latina, Flávio Bolieiro. Apesar do crescimento pouco expressivo da economia brasileira no ano que termina, a líder mundial no fornecimento de software de business intelligence (BI) assegurará o bom resultado em grande medida em função dos elevados investimentos realizados em BI pelo governo, vertical que deve responder por parcela significativa da receita da companhia.
Em 2012, a MicroStrategy investiu em uma nova linha de negócios com a oferta de suas soluções em plataforma cloud computing. “A partir de agora os clientes podem utilizar as soluções de BI na nuvem, com o apoio de nossos data centers e de parceiros nos Estados Unidos e Europa”, explica Bolieiro. Com esta perspectiva, a empresa oferece ao mercado um pacote fechado de BI na nuvem, o que barateia a solução. A empresa ainda estuda estruturar uma área de armazenamento também no Brasil e, para isso, faz um acompanhamento da necessidade desta demanda no mercado. “Entendemos que, para o usuário, o mais importante não é onde os dados estão armazenados, mas sim como torná-los mais acessíveis e flexíveis”, diz Bolieiro.
Também foi destaque em 2012 e deve permanecer forte em 2013 a ênfase na disseminação da utilização do BI Móvel e do Social Intelligence, este último principalmente via Facebook. “Com estes lançamentos, a ideia é acompanhar a evolução dos CIOs das empresas brasileiras, que estão claramente mudando o foco de suas atividades para um nível mais estratégico e de negócios”, explica Bolieiro.
A ampla aceitação dos dispositivos móveis aumentou muito o uso destas novas plataformas para acesso e manuseio do BI empresarial. “Entendemos que a novidade traz certo desconforto ao usuário e nosso foco neste momento é demonstrar que qualquer um pode desenvolver um aplicativo para iOS e Android, com segurança, com o objetivo de fazer análises e transações empresariais”, detalha Bolieiro.
Com relação ao Social Intelligence, a MicroStrategy entende o Facebook como uma importante base de informações sobre o perfil de usuários, especialmente útil para as empresas que pretendem melhor direcionar os seus investimentos em marketing. “Temos em nossa base informações de 17 milhões de usuários que nos deram acesso à sua página pessoal. A análise não atinge somente a distribuição demográfica, mas entramos em nível psicográfico ao detalhar gostos e tendências pessoais. Com um histórico desta natureza é possível traçar tendências tanto pontuais quanto recorrentes”, diz o executivo.
Na visão de Bolieiro, o fraco crescimento da economia no país trouxe uma vantagem competitiva à MicroStrategy. “As empresas buscam diminuir seus custos e o BI significa uma forma de extrair e analisar dados importantes sem aumentar investimentos”, explica. Este cenário está, inclusive, mudando o perfil de busca pelas soluções de tecnologia da companhia. “A demanda por projetos da MicroStrategy está vindo principalmente da área de negócios, não mais tanto dos profissionais de TI”.
A ampliação do perfil dos usuários da ferramenta de BI também apoia as novas apostas da MicroStrategy. “Há cinco anos, o acesso estava restrito aos executivos da empresa. Hoje, visualizamos profissionais do nível operacional manuseando os conjuntos de indicadores em nossas plataformas”, finaliza Bolieiro.