Processos para TI: mais do que documentação de requisitos

Por Nilson Yoshihara*

 

Dentro das organizações, a área de Tecnologia da Informação sempre demonstrou ser uma grande fomentadora de técnicas para modelagem de processos. O uso dos processos em TI esteve principalmente associado à adoção de ferramentas de workflow ou à modelagem de requisitos para desenvolvimento de software.

Modelos de processos na TI comumente são tratados como documentação para o entendimento dos requisitos de negócios, necessários para a automação ou criação de sistemas de informação. Entretanto, o crescimento da adoção de práticas de governança de TI vem trazendo outro foco para o uso dos modelos de processos nas organizações: representar o elo de integração dentre a TI e os negócios.

Os principais frameworks de governança de TI têm como um dos principais objetivos, integrar as operações de TI aos processos de negócios. Ter a visualização do relacionamento entre os elementos de TI com o business de uma empresa é uma tarefa árdua, muitas vezes porque as unidades de negócios e a própria TI são silos, cada um focado em sua especialidade funcional. Desta forma, muitas vezes a informação de como a TI e as unidades de negócios se integram não existe, é dispersa ou não é confiável.

Entretanto, é possível utilizar os modelos de processos da organização como “camada de integração” entre as demais camadas da arquitetura empresarial. Tendo em vista que processos estão associados com as unidades organizacionais, riscos, sistemas, normas, KPIs e outros elementos de uma companhia, são por meio dos processos que a TI tem uma visão clara de como sua arquitetura está relacionada com os negócios.

Esta visão integrada de diversas camadas da organização permite que a TI planeje e gerencie sua arquitetura, com foco na estratégia corporativa e nas operações da organização. Outro benefício importante da visão integrada é a efetiva implantação da gestão de mudanças. Entender como cada elemento da arquitetura de TI está associado aos processos e recursos da organização possibilita avaliar o impacto que uma mudança pode causar nos negócios. Esta prática é fundamental no cenário atual, no qual as organizações estão inseridas em um ambiente de constante mudança.

Portanto, é possível utilizar modelos de processos dentro da TI além do processo de desenvolvimento de software e aplicativos. Em uma implantação de solução de Arquitetura Empresarial, os processos serão os elementos de integração entre a TI e outras camadas de informação da organização. Desta forma, os processos serão utilizados não só sob uma perspectiva operacional, mas também como informação tática para o planejamento e continuidade de toda arquitetura de TI.

*Nilson Yoshihara é Consultor de Pré-vendas da Software AG

 

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