Mark Barrenechea é o novo presidente e CEO mundial da OpenText. O executivo assume o posto dia 2 de janeiro, em substituição a John Shackleton, que se despede da corporação depois de 13 anos no comando.
Barrenechea deixa a presidência da americana Silicon Graphics, Inc. (SGI), cargo que ocupava desde 2009, para assumir o novo desafio. Com mais de duas décadas de experiência em liderança e gestão executiva, ele construiu sua carreira na indústria de alta tecnologia, com passagem pela Computer Associates (CA), como vice-presidente executivo e chief techology officer, e Oracle, na qual foi vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Aplicações.
Em maio último, Barrenechea, que fará parte do board de diretores da OpenText, foi eleito “2011 Best Large Company” (O Melhor CEO de Grandes Companhias de 2011) pelo San Francisco Business Time. Até o encerramento do ano fiscal da fornecedora de sistemas, em 30 de julho de 2012, ele será auxiliado por Shackleton, que irá colaborar no processo de transição como consultor. A gestão do executivo teve início em 1998, como presidente. Desde então a companhia registra resultados crescentes. No último exercício fiscal, encerrado em julho de 2011, sua receita ficou acima de US$ 1 bilhão. Em 2005, ele passou a ocupar o cargo também de CEO.
Fundada em 1991, a OpenText está no Brasil há mais de uma década e dois anos atrás incorporou a Vignette por US$ 320 milhões, o que lhe permitiu ampliar seu portfólio voltado à gestão de infraestrutura e conteúdo WEB. No início deste ano, a companhia elegeu o mercado nacional como um dos prioritários para os seus negócios e há poucos meses localizou o carro-chefe de seu portfólio, o OpenText Content Server. A empresa é a maior companhia do setor, com capital aberto, a figurar no quadrante mágico de ECM da consultoria Gartner.