Agências dos Correios utilizam sistemas desenvolvidos em GeneXus

Com duas soluções sendo utilizadas pelas agências dos Correios - o ERP SECT e a solução de pré-postagem MeusCorreios - a empresa Chip On prova que, com GeneXus, não é preciso ter uma equipe numerosa para conseguir desenvolver soluções que atendam grandes empresas. GeneXus é uma solução utilizada mundialmente por sua capacidade de simplificar e aumentar a produtividade no desenvolvimento de software. A primeira versão comercial do SECT foi desenvolvida em apenas seis meses por um único desenvolvedor.

13/10/2011. Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Carteiros trabalham no centro de distribuição da Empresa de Correios e Telégrafos - ECT do Setor de Indústria e Abastecimento - SIA, após fim da greve.

Sistema de automação de agências 100% integrado, o SECT maximiza a operação e ainda gera relatórios gerenciais completos. O sistema surgiu em 1996 quando a proprietária de uma Agência de Correios Franqueada procurou a Chip On precisando de um software para administrar sua agência. Na época, todo o trabalho era realizado de modo manual, com diversos formulários sendo preenchidos à mão pelos atendentes. A primeira versão transcrevia estes formulários em um sistema VisualFox DBF e gerava relatórios de gestão, como fechamento de caixa e faturamento de clientes.

Pouco tempo depois, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) liberou o uso do software para a automação dos atendimentos. “O SECT foi o primeiro sistema capaz de preencher todos os requisitos a ser liberado pela diretoria regional do Paraná, única região em que atuávamos na época”, explica o diretor da Chip On, Hilton Jr. Com a obrigatoriedade de adoção do SARA - sistema próprio dos Correios para as Agências - em 2012, o SECT foi adaptado para fazer a pré-postagem dos objetos e para reunir as informações da Agência ao final do dia, realizando seu gerenciamento, com funções relativas ao fechamento financeiro, consistência de dados recebidos e do faturamento de clientes.

Atualmente, cerca de 120 agências franqueadas, das mil existentes no Brasil, utilizam o SECT. Aproximadamente 1.300 clientes utilizam o MeusCorreios para realizar suas pré-postagens em todos os estados brasileiros. Cerca de 7.500 empresas usam a ferramenta para acompanhar suas postagens, do momento da chegada na agência até a entrega no seu destino final. O MeusCorreios fornece o número de rastreamento do objeto postado para os remetentes e destinatários, diminuindo assim o número de ligações recebidas na Agência e no Cliente de pessoas perguntando sobre o andamento da sua encomenda. São realizadas por mês mais de 265 mil pré-postagens com a ferramenta, além de manter o histórico de cerca de 15 milhões de objetos postados.

Hoje, dois programadores trabalham no desenvolvimento das soluções. O SECT foi desenvolvido inicialmente com o GeneXus 8.0 e o MeusCorreios, em GeneXus Evolution 3. “O ganho de tempo e recursos envolvidos é absurdo”, comenta Hilton Jr. sobre o uso do GX. “Vejo como principais vantagens da ferramenta também a consistência e a facilidade de manutenção. Indico o uso de GeneXus para outras empresas sem a menor dúvida.”

Para o futuro, a Chip On pretende acrescentar cada vez mais recursos às duas soluções, de acordo com as demandas de seus usuários. A ideia é evoluir sempre para que o sistema não corra o risco de ficar parado no tempo em relação aos seus recursos “sempre contando com a ajuda das críticas e sugestões de nossos clientes e da tecnologia com o apoio do GeneXus”, finaliza Hilton.

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