Tendo a inovação como valor, a fabricante brasileira equipamentos para neonatologia e laboratórios realizou a segunda edição do desafio de design que reúne estudantes da renomada instituição internacional de ensino

Em parceria com o IED São Paulo - Istituto Europeo di Design, a Fanem realizou o II Concurso de Design de Produtos, engajando na iniciativa alunos do Curso de Design de Produto e Serviços da instituição. O principal objetivo é incentivar os estudantes a aplicar seus conhecimentos acadêmicos no desenvolvimento de soluções, participando de uma experiência concreta de aprimoramento técnico e inovação.

“Embora os alunos sejam premiados, inclusive com a oportunidade de um estágio, o melhor reconhecimento de todos é ver os projetos aos quais se dedicaram, materializados e fabricados por uma indústria como a Fanem, conhecida pelo seu elevado grau de inovação”, explica Felipe Garcia, professor do Curso de Design de Produto e Serviços do IED e um dos idealizadores do concurso.

A ideia foi trazer os alunos o mais perto possível do cenário que encontrarão no mercado de trabalho e, para isso, o concurso reproduziu o ciclo de desenvolvimento de produtos de um escritório de design, subdividindo-se em três etapas: imersão, desenvolvimento e técnica.  Os 25 alunos participantes concorreram em duas categorias, nas quais os desafios foram: o desenvolvimento de um novo produto e ideias de melhor aproveitamento das sobras de acrílico.  Como proposta, respectivamente, foram convidados a desenvolver uma cúpula para o Agitador de Plaquetas 2540; e novos produtos utilizando retalhos de placas de acrílico para outros segmentos.

“Inovação é sair da zona de conforto, buscar o novo. E é exatamente isso que os alunos do IED proporcionaram nesta experiência: novas e criativas soluções que fogem do padrão tradicional, por estarem propícios a experimentação e implementação de recursos inéditos”, explica Claudio Curvelo, Supervisor de Marketing da Fanem.

A escolha dos vencedores nas duas categorias teve como critérios o alinhamento à identidade visual, criatividade, robustez, design atemporal e inovador. Além disso, também levou em consideração a inspiração em projetos idealizados pelo fundador da Fanem, Arthur Carl Schmidt, respeitando a história e origem da empresa. “Podemos dizer que esses projetos, que estão praticamente 60% concluídos, estão em total consonância com os demais produtos e processos produtivos da Fanem”, ressalta o professor.

Neste ano, os trabalhos vencedores foram dos alunos: Luiz Fernando Politano Bley Lacerda, Luciana Capuani Masini, Julia Lafetá, Maria Julia Anahia, Leticia Martins Bastos, Julia da Mata e Silva, Bruno Cezar Amorim e Gabrielle Schkolnik.