Pesquisa Pinion: Sem WhatsApp, 54% dos brasileiros procuram alternativas

As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil foram intimadas pela Justiça, na última quarta-feira (16), a bloquear o whatsappaplicativo de WhatsApp em todo território nacional por 48h. Devido à grande movimentação acontecida na mídia e redes sociais, o PiniOn, aplicativo de pesquisas, realizou um levantamento com 1085 usuários de todo o país para saber a opinião deles.

De todos os respondentes, 98% utilizam o aplicativo e para a maioria (54%), o bloqueio interferiu no cotidiano destas pessoas. Por se tratar de uma plataforma gratuita, 60% utilizam o aplicativo para o envio de mensagens de texto e 23% para compartilhar fotos, vídeos ou áudios. Apenas 6% utilizam para fins comerciais.

A internet foi o principal meio pelo qual os usuário ficaram sabendo da proibição, com 65% das respostas e 61% sabiam o motivo da intimação. Para continuar trocando mensagens, 46% dos respondentes procuraram baixar aplicativos alternativos. O mais baixado foi o Facebook Mensager (58%), seguido do Telegram (48%) e Viber (28%). Apesar disso, 86% continuarão usando o Whatsapp normalmente.

Outra alternativa encontrada foi o uso de aplicativos de VPN, que alterava o IP dos usuários para continuar trocando mensagens, e foi baixado por 39% dos respondentes.

Share This Post

Post Comment