Cast participa de programa de Inclusão Digital

Mais de dois mil telecentros e salas de informática já foram instalados pelo Banco do Brasil em País, em um total de mais de 40 mil computadores doados a instituições, escolas e comunidades carentes digitalmente. Esta ação é parte do programa de inclusão digital da instituição, o qual a Cast também faz parte com o desenvolvimento de soluções livres.

Na modernização de parque tecnológico, o banco doou computadores, que ficam com desempenho equivalente ao de computadores novos ao usar a Distribuição Tucunaré. Nos telecentros comunitários, é disponibilizado o acesso às novas tecnologias digitais, que possibilitam o uso de serviços de pesquisas escolares, governo eletrônico, impressão de documentos, cursos a distância, pagamentos eletrônicos, pesquisas, compras, vendas etc. As entidades contempladas se responsabilizam pela gestão e administração dos espaços.

A Cast colabora no desenvolvimento dos seguintes produtos de TI para o Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil:

Tucunaré – Derivado do Debian GNU/Linux, agrega um conjunto de softwares livres de alta performance, fornece soluções de escritório, multimídia, telefonia PABX IP, ensino, lazer e muitas outras. Suas atualizações são feitas periodicamente, por meio de processo automatizado via internet, basta apenas a concordância do gestor do telecentro. Propicia a sobrevida dos computadores obsoletos mediante a utilização de um servidor de média capacidade, que suporta o processamento de até 20 computadores de baixo desempenho. Disponibiliza o funcionamento de um telecentro comunitário (conectado à internet) ou de salas de informática (sem conexão). Com isso, provê acesso ao mundo de soluções tecnológicas de informação aos cidadãos das comunidades atendidas.

Ocara – Este aplicativo permite às comunidades usuárias de telecentros o gerenciamento dos espaços públicos para acesso à internet e demais tecnologias de informação. Promove a administração eficiente do uso desses espaços comunitários de maneira disciplinada e democrática. Opcionalmente, de acordo com a orientação de cada comunidade, possibilita o custeio do telecentro por meio de cobrança de taxas pelo uso dos equipamentos. Além disso, mantém um banco de dados dos usuários, que permite a geração de informações sobre o perfil das comunidades, podendo ser usado, por exemplo, para selecionar ações sociais mais eficientes.

Portal Rede Telecentro – Site institucional do Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil, é o canal de comunicação da coordenação do programa com as comunidades. No portal, encontram-se informações institucionais sobre o programa, sua capilaridade regional, fotos de telecentros, tutoriais, videoaulas, mapa para localização de telecentros, entre outras funcionalidades que podem ser acessadas por meio do link www.redetelecentro.com.br.

Share This Post

Post Comment