Corretora utiliza solução para plataformas de operações financeiras e Home Broker

A TOV Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários, que oferece serviço de acompanhamento e assessoria nas áreas de câmbio, operações especiais, financeiras, decidiu implementar uma estratégia para se inserir no Mercado de Capitais.

[private] Após obtenção das aprovações necessárias, alterou sua razão social anterior de TOV Corretora para a denominação atual, mais abrangente em funções da prestação dos novos serviços. Em dezembro de 2001, a TOV foi aprovada pelo Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo e iniciou suas atividades como Corretora Membro de atuação regional.

Vagner Gonçalves, gerente de TI da TOV

A experiência de seus profissionais, aliada aos recursos tecnológicos conferem à TOV posição segura frente às constantes mudanças no mercado financeiro, o que se traduz no atendimento diferenciado a seus clientes. O ambiente de controle interno segue padrões de qualidade determinados pelos órgãos reguladores de mercado e requer total segurança e excelência nos serviços de back office. Por isso mesmo, a TOV conta com a F5 Networks em data centers, dos links e todos os servidores. A empresa investiu R$ 350 mil na modernização de seu ambiente de TI com a aquisição de sete licenças BIG IP para garantir a qualidade na distribuição das aplicações entre os servidores e os links.

Em 2008, a empresa fortaleceu suas operações de negociação eletrônica através da implantação doeHome Broker, com foco em operações de varejo. Hoje, apesar de nova no mercado, conta com aproximadamente 27 mil clientes constantes nos últimos 80 dias e, no ranking da Bovespa, está entre as 10 maiores operadoras do país, um patamar de destaque já que a lista inclui ainda três grandes bancos.

Um dos objetivos mais urgentes era o atendimento às demandas de normalização do PQO - Programa de Qualificação Operacional, da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa que, por meio de seu selo Execution Broker, atesta a redundância de links e servidores, hoje preparados nos data centers, localizados em dois sites: no bairro de em Pinheiros e no centro da capital de São Paulo. Através da adoção do BIG-IP a TOV, conseguiu otimizar o acesso de usuários da Bovespa em um mesmo servidor de alta potência e promover a redundância necessária.

O projeto foi conduzido pela Assistec Integração, único parceiro da categoria Platinum da F5 Networks no Brasil e que tem em seu portfólio de clientes diversas instituições financeiras. O integrador atuou de ponta a ponta, prestando serviços nas fases de testes, desenho, construção, validação e suporte da solução.

De acordo com Vagner Gonçalves, gerente de TI da TOV, até 2009, as ferramentas de que a TOV dispunha para salvaguardar os dados do intenso fluxo de suas transações diárias não suportariam o crescimento da empresa. “Por isso decidimos partir para uma solução robusta, que nos foi indicada pela Assistec Integração”, atesta Gonçalves. Durante 60 dias, equipes da F5, Assistec Integração e TOV desenvolveram simulações em um período de testes por meio de uma licença do BIG IP provida pela F5. “Os testes já mostraram, de imediato, que os investimentos seriam muito bem aplicados. As ferramentas da F5 atenderiam o cenário atual e ainda teriam fôlego para ampliar nossa plataforma em, no mínimo, mais 50%”, explica.

“Estamos realmente satisfeitos com o desempenho do BIG IP porque, perante nossos clientes, ganhamos em confiabilidade e disponibilidade do ambiente da TOV, especialmente no ambiente do Home Broker, produto de onde extraímos nossa maior receita”, afirma o executivo. “Desde que o BIG-IP foi implantado nunca houve indisponibilidade de nossos serviços, mesmo ocorrendo grandes quedas de operadoras de links neste período”, declara.

“A F5 é líder de mercado e nós temos sólidos conhecimentos na solução, o que nos torna capazes de adequar a solução ao ambiente de qualquer empresa, extraindo do equipamento o máximo de recursos que ele pode oferecer”, afirma Carlos Teixeira, diretor da Assistec Integração, referindo-se à tranqüilidade na implementação dos equipamentos ao ambiente da TOV, sem enfrentar desafios ou surpresas em todo o processo, inclusive de testes. O BIG IP na TOV é composto pelas versões de GTM (Global Traffic Management) que faz a distribuição das aplicações no nível externo, atendendo os dois data centers da companhia com 40 servidores cada um, e LTM (Local Traffic Management) que responde pela permanência dos servidores no ar, com transmissões de dados ininterruptas. [/private]

Share This Post

Post Comment