GFT Brasil aposta em mobile banking para bancarização

Para elevar o número de usuários, as operadoras de telefonia móvel têm investido em promoções e na melhoria dos serviços, medida que contribui para a fidelização de clientes e também para o aumento da teledensidade, segundo dados do último The Massachusetts-Brazil Innovation Economy Mission 2011 Forum, que aconteceu em São Paulo, na última semana.

De acordo com o country managing director da GFT Brasil, Marco Alexandre Santos, esse cenário de elevação do número de celulares, que chega a 200 milhões, versus a população brasileira que atinge a marca de 190 milhões de pessoas, é o ponto alto para bancarização no País. Hoje, segundo informações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), 50 milhões de pessoas ainda não estão bancarizadas, número que representa 53% da população, ou seja, um nicho que pode se tornar um alvo ideal para consumir produtos bancários via telefone.

“É fato que inovação é um tema que está em pauta, mas é necessário aproveitar melhor as oportunidades existentes. Está na hora do Brasil se abrir para a inovação e criar ideias de acordo com o perfil do País e do potencial que existe para levar novas ofertas. No Brasil a GFT tem como meta levar aos bancos ofertas adaptáveis a esse público de número expressivo que não tem acesso aos serviços financeiros, porém são clientes potenciais”, explica o executivo sobre o panorama de inovação no Brasil, que segundo ele, ainda está estagnado devido à falta de aproveitamento das ideias em cenários que tragam retorno de investimentos e também processos de sucesso.

Em Massachusetts, nos EUA, o cenário é diferente. Lá, prossegue o diretor, a cultura de fomento à captação de oportunidades concomitante ao aumento da rentabilidade. “O Massachusetts-Brazil Innovation Economy Forum vem, justamente, para compartilhar informações de sucesso em relação à implementação da inovação. O Brasil tem potencial para ser um país inovador. As demandas já são existentes. Basta conquistar a massa de clientes. Mas, para isso, é necessário transformar-se e preparar-se de modo adequado para esse novo perfil de clientes”, discorre Santos.

Além da bancarização, a GFT, empresa participante do painel i-Tech do Fórum, identificou outros tipos de serviços de inovação que devem mais atenção das instituições financeiras: mobile payment, mobile banking, social media e banking communities.

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