66% dos brasileiros já fizeram uma compra pelo “zap”, explore o potencial da ferramenta para aumentar as vendas!
Por Larissa Almeida, Total IP
O natal é comemorado por milhares de brasileiros. Entre os costumes desse dia, a troca de presentes é um instante simbólico entre familiares e amigos. Essa prática também o torna uma data comercial, de grande proveito para os negócios. Assim, estreitar os laços com a clientela é uma forma de aumentar as vendas e destacar-se entre a concorrência. Para isso, o uso do WhatsApp pode potencializar os ganhos no final de ano!
Por que ficar atento em datas comerciais?
As datas comerciais ocorrem anualmente e nelas o costume é comprar um item específico, como na páscoa ou presentear de outras maneiras. “As pessoas se preparam para investir nesse período. Essas trocas reforçam um laço de proximidade e são de fato relevantes para manter um ótimo relacionamento com quem gosta. Esse sentimento de conexão também pode ser utilizado como uma estratégia para as marcas se aproximarem de seus clientes, por isso é sempre válido estruturar o atendimento para essa demanda”, explica Thiago Sanches, head de vendas da Total IP.
Incluir a empresa no WhatsApp é uma estratégia indispensável!
De acordo com os dados da We are Social, em 2023 o WhatsApp foi a rede social mais acessada pelos brasileiros. Segundo a pesquisa, 93,4% dos usuários de Internet no país, de 16 a 64 anos, tinham o aplicativo, o número equivale a 169 milhões de indivíduos. “As empresas precisam estar junto ao seu público. Essa ferramenta permite comunicação rápida e assertiva. Ao estar presente em algo comum do dia a dia, a organização torna-se próxima do seu cliente “, reforça Sanches.
Conforme outra análise, agora da Opinion Box, 79% dos indivíduos no Brasil já entraram em contato com uma empresa pelo app. Entre os motivos, estavam: tirar dúvidas (77%) e pedir suporte técnico (67%). Além disso, a plataforma também demonstrava potencial para as vendas, 66% dos entrevistados já contrataram um serviço, e 62% compraram algo pelo “zap”. “O “Whats”, não só aproxima a organização de potenciais compradores, como oferece ferramentas para potencializar a venda”, observa o especialista.
Como aumentar o potencial do WhatsApp para as vendas de natal?
O representante da Total IP, usa a sua experiência no campo comercial e deixa cinco formas de utilizar o aplicativo para ampliar as vendas de natal. Confira:
Ofereça promoções exclusivas: use a função “canais” para compartilhar cupons, promoções relâmpago ou até mesmo condições especiais para os participantes daquele grupo.
Envie lembretes: O WhatsApp tem uma grande taxa de abertura nas mensagens enviadas, segundo a Meta, ela tinha uma média de 98%. Assim, use essa capacidade para notificar os compradores sobre produtos em estoque ou acione o gatilho da urgência com mensagens de contagem regressiva para descontos limitados.
Vincule a conta business ao sistema de chatbot: configure um chatbot para responder a perguntas frequentes, coletar dados iniciais dos consumidores, direcionar para o atendimento humano e gerar pesquisas de satisfação. “A Total IP oferece essa automação por meio do Robô Chat. Com uma simples configuração de arrastar e soltar, é possível personalizar o acolhimento automáico”, complementa.
Monitore o desempenho da equipe e converta em estratégias: não existe estratégia sem métricas. Monitorar tanto o desempenho do atendimento, como das próprias vendas em si, é essencial para alavancar o negócio. “Com a ferramenta Gestão do WhatsApp Corporativo, da Total IP, o gestor tem acesso aos celulares corporativos em uma única tela. O mecanismo grava as conversas, gera filtros e exporta relatórios para o execel”, finaliza o executivo.
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Publicado originalmente em Total IP