Como a Inteligência Artificial tem revolucionado a produtividade nas indústrias?

Como a Inteligência Artificial tem revolucionado a produtividade nas indústrias?

O futuro caminha a passos largos. Se uma determinada inovação era impensável no passado, hoje, ela é natural, e amanhã, pode até mesmo estar obsoleta.

Na indústria, uma dessas inovações que têm transformado os processos e aumentado a produtividade é a inteligência artificial - IA.

Mas o que é Inteligência Artificial? Quais são as suas aplicações e impactos nas indústrias? Por que ela é tão importante para o setor?

A inteligência artificial

Da mesma forma como utilizamos o sistema nervoso para sentir, raciocinar e agir, uma máquina pode ser programada para realizar tarefas de maneira autônoma. Um exemplo é o carro autônomo, veículo que se locomove sem a presença do motorista. Este tipo de carro usa algoritmos de visão por computador baseados em redes neurais artificiais que são capazes de identificar, em tempo real, o que está à sua frente, ajudando o veículo a tomar a decisão de como agir diante daquilo de forma autônoma. Isso é inteligência artificial.

Nas indústrias, a IA também é utilizada para auxiliar na tomada de decisões. E as vantagens são inúmeras.

Correções em tempo real:

Por meio de sensores e uma conexão única entre as máquinas, é possível coletar e analisar os dados dos processos operacionais praticamente de forma instantânea, identificando possíveis erros em todas as etapas da cadeia produtiva

Antecipação de soluções:

A combinação entre a análise dos dados e a capacidade do aprendizado de máquina (Machine Learning) permite fazer previsões como necessidade de manutenção de equipamentos, ampliando a produtividade.

Maior precisão no gerenciamento de suprimentos:

Previsão de demandas de forma mais eficiente, reduzindo o desperdício de matérias-primas, além de custos desnecessários.

Criação de ambientes de trabalho mais seguros:

Máquinas podem suportar condições extremas que seriam prejudiciais para a saúde dos funcionários de uma indústria. As etapas que exigem a presença de especialistas podem ser realizadas de forma mais segura por meio de alertas de segurança, por exemplo.

Maior produtividade:

O investimento em IA e na modernização dos processos na indústria é compensado pelo aumento da agilidade e, consequentemente, da produtividade.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios da IA para as indústrias. Mais que o futuro, é a realidade das empresas que não abrem mão de estarem à frente do seu tempo.

Share This Post

Post Comment