Será que um assistente virtual pode aumentar as vendas?

Será que um assistente virtual pode aumentar as vendas?

Por André Favero, Head de Novos Negócios e Partner Manager na Kore.ai

A boa experiência em atendimento é um dos motivadores que auxiliam no aumento das vendas. Cliente satisfeito sempre volta e para que isso ocorra é preciso implementar um assistente virtual para eliminar tarefas repetitivas e ter uma plataforma completa é a melhor maneira de fidelizar clientes, que além de oferecer uma boa experiência ainda será capaz de deixar a sua equipe livre para cuidar do que realmente é importante, afinal, estratégia é essencial para um bom desempenho, principalmente quando o assunto é vender mais

Uma plataforma para construir assistentes virtuais permite operacionalizar soluções para dentro de quaisquer unidades de negócios, oferecendo excelência e inovação às organizações, sendo possível disponibilizá-los em qualquer canal que o seu cliente tenha maior afinidade para se comunicar

A personalização, de acordo com os seus gostos e possibilidade de compreensão do sistema, é a expectativa de todos, pois não há tempo para esperar por uma resposta. E mais que isso, é preciso empatia

Já para o cliente funcionário, a ferramenta deve atender as expectativas quanto à facilidade de uso do sistema, com consultas rápidas e acesso aos dados, pois seu foco é o auxílio que um assistente virtual oferece para realizar seu trabalho sem dificuldade, tampouco complicações

A necessidade de facilitar a vida do funcionário é compreensível quando também é oferecida com garantia de atendimento, já que a disposição de suas funções elimina desafios sem a necessidade de acionar outras equipes. Isso significa que um assistente provido de inteligência virtual possa permitir ao cliente a interação com o reconhecimento de intenção de voz ou texto, ou seja, em uma só frase, será possível coletar os dados necessários e levar o cliente à experiência da automação, com atendimento rápido e flexível.

Caso o cliente não consiga ter essa automação, a plataforma estará preparada para redirecionar o atendimento a um chat ou até mesmo a uma deflexão para o atendimento por voz, com um atendente humano por trás ciente de todas as interações que já tiverem sido realizadas pelo cliente dentro da plataforma. 

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