Sonda IT lança solução para arquivamento de informações fiscais

Pensando em atender a comunidade fiscal na questão do arquivamento dos dados fiscais, a Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, lança através da sua Divisão de Aplicativos, o SZarc.documentos fiscais eletronicos

De acordo com a companhia, o armazenamento de informações no ambiente produtivo traz consequências negativas para o negócio fiscal como um todo. A solução vem, justamente, para amparar este gargalo, fornecendo um ambiente no qual o arquivamento dos dados fiscais é tido com segurança e garantia de recuperação.

“O SZarc foi desenvolvido com o que temos de mais moderno em desenvolvimento de software, visando performance e segurança das informações. A interface do software é totalmente integrada com os demais produtos da Sonda IT. Entretanto, também é possível fazer o arquivamento de dados de outras indústrias de software”, explica o diretor de R&D da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, Renato Matavelli.

O produto, apresentado de forma modular, é ofertado nas categorias On Premise), no qual a implementação é realizada no ambiente do cliente, ou em SaaS (Software as a Service), que prevê  a instalação do produto no Data Center da Sonda IT, sendo disponibilizado para o cliente na nuvem.

Hoje, a Sonda IT está executando projetos-piloto do SZarc para o arquivamento de Nota Fiscal Eletrônica de dois clientes. Em um dos projetos, o processo encontra-se no início e, segundo Matavelli, há grandes expectativas em conjunto, com uma possibilidade de redução da massa de dados da NF-e na casa dos 90%.

“Pensando em grandes volumes de dados, a redução no consumo de disco traz benefícios instantâneos na aplicação, como ganho de performance, redução do TCO (Total Cost of Ownership) e redução do tempo de execução de processos administrativos no ambiente produtivo”, completa o diretor.

O outro projeto piloto, por outro lado, está em fase final e já é possível extrair alguns indicadores, como o percentual de redução em disco, que diminuiu em 95% o consumo de bytes da base de dados utilizada no armazenamento das Notas Fiscais Eletrônicas.

O próximo passo para a utilização da ferramenta é efetuar projetos-piloto com outras soluções da Sonda IT, tais como Apuração e Impostos Diretos e Indiretos (SATI) e, posteriormente, o SPED e o Comply. “Nosso intuito é de sempre melhorar o dia a dia da comunidade fiscal, apresentando soluções e ferramentas capazes de tornar seguros os processos fiscais das empresas”, finaliza Matavelli.

 

Share This Post