Data center definido por software

Durante o VMworld® 2014, nesta semana, a VMware, anunciou as novas soluções integradas de virtualização e gerenciamento de nuvem OpenStack que representam outro avanço no mais completo portfólio de produtos do mercado para a implantação do data center definido por software e para suportar as necessidades dinâmicas do mercado atual.data center

As inovações anunciadas agora expandem as possibilidades de escolha dos clientes ao suportar frameworks abertos assim como ambientes híbridos de nuvens baseados em VMware ou em tecnologias não-VMware. Com o data center definido por software, as empresas podem reduzir as suas despesas em capital (Capex, da sigla em inglês) em até 31% para hardware de marca padrão da indústria e de 49% usando hardware disponível comercialmente, além de aumentar a produtividade da equipe em 100% ou mais em ambientes que utilizam a TI como um serviço.

“Em um ambiente de negócios que não para de mudar, os líderes de TI precisam ter confiança para ousar e atuar com convicção para aproveitar as oportunidades do mercado”, diz Pat Gelsinger, chief executive officer da VMware Inc. “Fortalecidos pelas tecnologias definidas por software, as empresas agora são capazes de atuar e inovar com velocidade impressionante. Essa capacidade de motivar impactos reais transformou o data center definido por software em algo comum nas empresas líderes. A VMware continua a inovar para fazer do data center definido por software uma tecnologia mais aberta, segura e ágil.”

As novas inovações da VMware para o aberto, seguro e ágil data center definido por software
Durante o VMworld 2014, a VMware anunciou o seguinte:

  • VMware Integrated OpenStack – O VMware Integrated OpenStack é a nova solução que permite às organizações de TI entregarem com rapidez e boa relação custo-benefício APIs OpenStack e ferramentas amigáveis aos desenvolvedores sobre a sua infraestrutura existente de soluções VMware. A distribuição VMware Integrated OpenStack vai fomentar as tecnologias comprovadas da VMware para computação, rede, armazenamento e gestão para fornecer infraestrutura de nível corporativo que reduz o Capex, as despesas operacionais (Opex, da sigla em inglês) e o custo total de propriedade para instalações OpenStack em grau de produção. Com a distribuição integrada do VMware OpenStack, os clientes podem rapidamente criar uma nuvem completa OpenStack para fornecer infraestrutura orientada à API para desenvolvedores internos e administrar cargas de trabalho de nuvens públicas inseguras e impossíveis de serem gerenciadas. A TI pode gerenciar e fazer a resolução de problemas na nuvem OpenStack com as mesmas ferramentas da VMware que eles utilizam todos os dias, com economia de gastos significativa e menor tempo para recuperação de investimento. Leia mais sobre a solução VMware Integrated OpenStack que chegará ao mercado em pouco tempo.
  • VMware NSX™ 6.1 – A VMware lança novos recursos para o VMware NSX, que incluem recursos avançados para micro-segmentação de rede, melhoriasna conectividade da nuvem híbrida, roteamento de caminhos múltiplos com mesmo custo  (ECMP) e integração com o VMware vCloud® Automation Center™ 6.1. Com mais de 150 clientes, o mais recente lançamento da plataforma de virtualização de rede da VMware auxilia na melhora da segurança, da escalabilidade e do desempenho do data center definid o por software e da nuvem híbrida. Com o VMware NSX, os clientes encontram uma maneira economicamente e operacionalmente interessante de implementar micro-segmentação de rede para transformar a arquitetura de segurança do data center. O VMware NSX oferece diversas vantagens sobre as abordagens tradicionais de segurança de rede, incluindo o provisionamento automático, automatização da modificação/adição/movimentação de cargas de trabalho, reforço de políticas distribuídas em cada interface virtual e firewall dentro do kernel, distribuída para cada hypervisor, e colocados dentro da plataforma. Saiba mais sobre o VMware NSX e micro-segmentaç&at ilde;o.
  • VMware vRealize™ Suite – Ao combinar os recursos das soluções existentes da VMware para automatização de nuvem, operações de nuvem e gestões de negócios em nuvem em uma única oferta sob a nova marca VMware vRealize, a VMware está entregando um conjunto completo de software para gerenciar o data center definido por software e os serviços de infraestrutura de nuvem pública (IaaS). A plataforma abrangente de gerenciamento foi construída especialmente para gerenciar ambientes heterogêneos e nuvens híbridas, permitindo que a TI entregue a infraestrutura e as aplicações na velocidade demandada pelos negócios, mas mantendo o controle que a TI exige.
  • VMware vRealize Air™ Automation – A VMware também apresentou o primeiro produto da nova família de ofertas como serviço (aaS) para gerenciamento de nuvem – a VMware vRealize Air™ Automation. Oferecida inicialmente ao mercado como um beta com qualificação, esse novo serviço de assinatura vai permitir aos clientes que consigam automatizar a entrega e os atuais serviços de gestão do ciclo de vida de aplicação e de infraestrutura ao mesmo tempo em que mantém conformidade com as políticas da TI. Saiba mais sobre as novida des de gerenciamento da VMware aqui.
  • VMware vCloud® Suite 5.8 – A VMware vCloud Suite é uma oferta integrada para construir e gerenciar nuvem privada VMware vSphere® baseada na arquitetura do data center definido por software que vai permitir que as organizações consigam ter resultados críticos de TI em temas como eficiência, controle e agilidade. O VMware vCloud Suite 5.8 oferece recursos melhorados para provisionamento baseado em políticas que permite aos clientes adicionar serviços para processamento, rede, segurança e armazenamento de dados, além de recuperação de desastres, para as suas aplicações e infraestrutura. A mais recente versão do vCloud Suite 5.8 inclui:
  • Cinco vezes o tamanho da proteção – As áreas de TI podem criar planos de recuperação de desastres que são escaláveis para até 5.000 máquinas virtuais por servidor VMware vCenter Server™ usando replicação baseada em array para garantir um nível de proteção corporativo – cinco vezes maior do que os limites anteriores.
  • Integração adicional vai oferecer aos clientes acesso de auto-serviço para fazer o provisionamento de camadas de recuperação de desastres pré-determinadas para novas máquinas virtuais via blueprints no VMware vCloud Automation Center quando utilizando replicação baseada em arrays.

Data center definido por software: a resposta ao admirável mundo novo da TI
As empresas estão passando por um momento bastante delicado, com a TI precisando escolher entre duas abordagens fundamentalmente opostas na construção e no gerenciamento dos data centers. A primeira é o data center definido por software, uma arquitetura ágil e aberta que é segura e tem uma boa relação de custo-benefício. A outra está no data center definido por hardware, que é uma arquitetura fechada que pode ser custosa e exigir muito tempo na sua implementação e gestão, além de limitar a agilidade e a flexibilidade.

“O trabalho com o Apollo Education Group foi focado em oferecer soluções de tecnologia únicas e inovadoras para a rede global de instituições e plataformas de aprendizado que atendemos”, explica Michael Sajor, chief information officer para o Apollo Education Group. “Estamos trabalhando com a tecnologia da VMware e da EMC para entregar um ambiente de nuvem automatizado, confiável e escalável que possa suportar a entrega de ferramentas para o aprendizado online dos nossos estudantes. A tecnologia da VMware se provou crucial em, dinamicamente, escalar o nosso ambiente de nuvem. Conseguimos nos provar mais ágeis para atender as demandas dos nossos clientes internos, melhoramos a nossa produtividade e aumentamos as eficiências operacionais, podendo atingir uma comunidade maior de pessoas que buscam aprender através da nossa abordagem definida pelo software para a entrega de serviços de TI.”

O data center definido por software permite que os clientes consigam gerenciar nuvens, hypervisors e ambientes físicos heterogêneos, baseados em tecnologias da VMware ou de terceiros, suportando frameworks abertos de infraestrutura e rodando sobre qualquer infraestrutura de hardware. O data center definido por software transforma a arquitetura de segurança ao usar uma camada de virtualização onipresente e ao permitir a micro-segmentação de rede com a plataforma de virtualização de rede VMware NSX.

“Escolhemos o OpenStack para construir uma nuvem de auto-atendimento de infraestrutura como serviço para suportar o nosso ambiente de desenvolvimento Agile”, afirma Laurence Vandeyar, engenheiro de sistemas sênior da TradeStation Technologies, Inc., uma corretora online. “Na medida em que avaliamos as diversas tecnologias que competem no mercado de OpenStack, descobrimos que a infraestrutura da VMware era capaz de oferecer os melhores recursos de nível corporativo para atender as nossas demandas. Com o VMware vSphere, fomos capazes de criar o vMotion®, DRS e um sistema de prevenção de falha (failover) muito mais simples; e o VMware NSX suporta, de fato, o desenvolvimento de aplicações web em 3 camadas (3-tier). A combinação da orquestração Heat para o OpenStack, com o vSphere e o VMware NSX garantiu uma solução que nos d&aa cute; o máximo de retorno.”

Preço e disponibilidade
O VMware Integrated OpenStack deve estar disponível no mercado na primeira metade de 2015. Os clientes interessados podem se inscrever para o beta com qualificação da VMware para o lançamento do produto. O VMware NSX 6.1 deve estar disponível no terceiro trimestre de 2014. O VMware vRealize Suite deve estar no mercado no terceiro trimestre de 2014. O VMware vCloud Suite 5.8 deve ser lançado no terceiro trimestre de 2014. Para informações sobre os valores dos produtos, os clientes devem entrar em contato com os seus representantes da VMware.

Share This Post