Gerenciando pessoas e conteúdos

* Claudia Chamas

O gerenciamento de conteúdo agrega valor para o seu negócio. Este é o mantra repetido pelos gurus do gerenciamento da informação, mas valor de que? Como? Onde?Claudia Chamas

Não vou falar novamente sobre integração de informações entre áreas, workflow, armazenamento, metadados, segurança da informação e auditibilidade....

É claro ainda que a gestão de conteúdo pode reunir a gestão do conhecimento e vertentes da inteligência competitiva e a informação que não se encontra com rapidez , que esta arquivada em algum lugar X da empresa, sem disseminação, circulação, conhecimento e aplicação, não existe.

O que proponho é a estratégia denominada PIG –CP, Projeto Integrado de Gestão- Conteúdo e Pessoas, sob demanda da minha experiência em planejar, gerenciar, implantar e coordenar projetos de gestão documental nos últimos 12 anos, que compôs a minha visão de psicologia do desenvolvimento e em grupos e gestão de produção.

A importância da gestão de conteúdo combinada com a gestão de pessoas, o projeto PIG – CP reconhece o valor da equipe trabalhando de forma colaborativa, novos projetos, exigem trabalho em grupo e colaborativo, e novas perguntas são colocadas: como o grupo é formado para o projeto pode e deve estar presente de forma produtiva? Como compor grupos para projetos? A experiência do auto-desenvolvimento deve ser constante e vista como base da da auto-estima saudável, ou melhor explicando é a nossa capacidade de avaliar com precisão a nós mesmos e ainda ser aceita por quem somos. Isso significa ser capaz de reconhecer os nossos pontos fortes e fracos ( todos nós temos !) E ao mesmo tempo reconhecer que somos dignos e de valor, assim quando vamos agir em grupo, deve-se repensar os valores pessoais, nos assegurando deles, e irmos diretos aos gols que foram determinados pelo trabalho a ser realizado.

Se estamos falando de ser humano, contamos com os problemas que se tornam conflitos declarados ou eternamente negados e renegados, até que se tornem uma guerra! Os problemas relacionados ao não auto valorização do seu trabalho e das sua pessoas, só terá um fim que é a quebra de relações, que são desde consigo mesmo e com a realidade até às interpessoais.

O programa PIG- CP não impõe um valor, mas faz os integrantes de um projeto de gestão de conteúdo reconhecer o seu valo neste projeto, conhecer modos de resolução de conflitos que visam tanto assertividade e cooperação na busca de soluções vantajosas para todas as partes envolvidas. Compatibilizar os objetivos dos projetos com os objetivos dos participantes, realizar de forma , interativa, que co- age com o auto-desenvolvimento é parte importante para atingir esses objetivos de um projeto de gestão de conteúdo.

A proposta do PIG- CP visa integrar os profissionais a participarem e vivenciarem em ações pró-ativas que o gestor, tomador de decisão, formador de opinião, ou para o profissional que entendem que o gerenciamento de seu conteúdo é importante, e pretendem fazer a gestão desse conteúdo em sua empresa com a perspectiva social- tecnológica, a fim de mobilizar equipes de trabalho para projetos de trabalho colaborativo.

A colaboração é um princípio fundamental da Gestão do conhecimento criando e sustentando vantagens competitivas.

* Claudia Chamas é especialista em gestão de documentos

Share This Post