Ribeirão Preto terá centro de capacitação profissional em software

Ribeirão Preto terá centro de capacitação profissional em software

A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ganhará até o final do ano um novo Centro de Capacitação Profissional em Software. A iniciativa foi concretizada através de Arranjo Produtivo Local (APL), promovido entre o Polo Industrial de Software (PISO) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto (FIPASE).

APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

O novo centro de capacitação será instalado no Parque Tecnológico que está em fase de construção em uma área da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo é possibilitar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, com pesquisas e inovação.

O Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 130 mil para financiar a estrutura do local. Os cursos devem começar em janeiro de 2014 e os professores serão contratados pelo PISO. Os cursos serão de dois a três meses. Todas as salas de aula terão capacidade para até 30 alunos.

Flávio de Barros, presidente do PISO, ressalta a importância do projeto para a região. “Hoje, um dos grandes desafios das empresas de TI é a carência de mão de obra. Agora, com o novo centro, poderemos entregar às organizações, profissionais mais qualificados. Isso representa um enorme avanço, conquistado com nosso empenho e de nossos parceiros”.

Todos os cursos de formação e capacitação na área de TI serão gratuitos. O centro também vai promover aperfeiçoamento aos profissionais das empresas associadas ao PISO, além de reciclagem profissional aos empresários.

Atualmente, o PISO tem 43 empresas associadas. O faturamento do grupo em 2012 foi de R$ 230 milhões, com dois mil postos de trabalho diretos. A estimativa para 2013 é de crescimento de 20%.

Share This Post

Post Comment