Bull inaugura supercomputador no Japão

A Bull, a CEA, a F4E e a JAEA inauguraram recentemente o supercomputador Helios, em Rokkasho, Japão, um dos supercomputadores mais potentes do mundo, entregando um pico de desempenho de mais de 1.5 Petaflops. Esse é o terceiro supercomputador Petascale projetado e desenvolvido pela Bull a entrar em produção operacional nos últimos 18 meses.

Em abril de 2011, a CEA (a Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica), atuando em nome da F4E (Fusion For Energy), escolheu a Bull para equipar o novo centro de dados que está sendo construído em Rokkasho, no Japão, sob os auspícios do International Fusion Energy Research Center (IFERC/Centro Internacional de Pesquisas sobre Energia de Fusão). O centro de dados é um dos componentes chave. Os outros principais componentes do programa de P&D são: o Tokamak JT-60SA, instalado em Naka, Japão, e protótipos de futuras fontes de nêutrons na IFMIF ( International Fusion Materials Irradiation Facility) dedicados ao estudo dos materiais de fusão, incluindo o acelerador do programa “Broader Approach”,  um programa de pesquisas projetado para complementar o ITER e lançado em novembro de 2006 como parte de uma cooperação entre o Japão e a Europa.

O supercomputador Helios contribuirá para o ITER, o principal programa de cooperação internacional dedicado ao controle bem sucedido da fusão nuclear e ao seu uso como uma futura fonte de energia. O supercomputador será aquele usado pelas várias equipes de pesquisa envolvidas, para modelar as muitas questões fundamentais apresentadas pela fusão nuclear: o comportamento do plasma; gás ionizado a temperaturas extremamente altas em campos magnéticos intensos; o design dos materiais que estarão sujeitos a flutuações extremas de temperatura e partículas. O Helios estará disponível para pesquisadores europeus e japoneses envolvidos com o projeto por um período de cinco anos.

O novo supercomputador foi projetado para operar 24 horas por dia. O seu pico de potência de mais de 1.5 Petaflops significa que ele está entre os sistemas mais potentes do mundo. No que se refere à potência computacional, ele possui 4.410 nodos de processamento bullx B510 arranjados em uma arquitetura de cluster, incorporando 8.820 processadores Intel® Xeon E5-2600, com um total de 70.560 núcleos de processamento. O Helios possui uma memória de 280 Terabytes e um sistema de armazenamento de alta velocidade de 5.7 Petabytes apoiado por um sistema de armazenamento secundário projetado para operar com até 50 Petabytes. A rede interconectada do cluster baseia-se na tecnologia InfiniBand.

Share This Post

Post Comment