Relatório de ameaças da McAfee apresenta recorde de malwares

A McAfee divulga o Relatório McAfee sobre Ameaças: Primeiro Trimestre de 2012. Com o aumento de malwares em todas as plataformas, o relatório mostra que, durante o primeiro trimestre deste ano, o número de ameaças para computadores do tipo PC atingiu os níveis mais elevados em quatro anos, bem como um aumento acentuado no volume de ataques voltados para a plataforma Android de dispositivos móveis. As ameaças para Mac igualmente tiveram crescimento e poderão atingir a marca de 100 milhões no ano.

“No primeiro trimestre de 2012, já detectamos 8 milhões de novas amostras de malwares. Isso mostra que os autores continuam a desenvolver novos ataques incessantemente”, comenta Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “As mesmas habilidades e técnicas que foram aprimoradas para a plataforma dos PCs continuam a ser levadas a outras plataformas, tais como dispositivos móveis e Macs, e, com o aumento do uso dessas plataformas em residências e empresas, as ameaças se disseminarão. Por isso, todos os usuários, independentemente de seu equipamento, devem tomar medidas de segurança e de proteção na Internet”, reforça Weafer.

Até o final de 2011, o McAfee Labs coletou mais de 75 milhões de amostras de malware. No primeiro trimestre de 2012, houve o maior número de malwares para PCs detectado em um único trimestre nos últimos quatro anos. Esse aumento levou a um total geral de 83 milhões de amostras de malware até o final do primeiro trimestre, um aumento de mais de 10% em relação às ameaças registradas no quarto trimestre de 2011. A ameaça que mais contribuiu para esse total foi o acentuado aumento no número de rootkits, formas furtivas de malware, além dos ladrões de senhas, que atingiram aproximadamente 1 milhão de novas amostras no primeiro trimestre.

Share This Post

Post Comment