Lançamento permite a construção de arquiteturas de Nuvem Híbrida, conectando ambientes tradicionais e Cloud

 

 A Embratel lança o Connect Cloud, um serviço de Nuvem baseado em Software Defined Network (SDN) e na plataforma Openstack, tecnologias que garantem mais controle, flexibilidade e total autonomia para as empresas administrarem seus ambientes Cloud. O Connect Cloud Embratel pode ser utilizado nos modelos de Nuvem Pública, Privada ou Híbrida com a infraestrutura de TI, computação, armazenamento de dados e de rede da Embratel. A nova solução é indicada para empresas de comércio eletrônico e organizações que utilizam sistemas de gestão empresarial (ERP), aplicações web escaláveis, aplicativos mobile, sistemas de ensino eletrônico (e-learning) ou que tenham websites que precisem ser administrados com frequência.

“O lançamento do Connect Cloud Embratel está alinhado à tendência mundial de utilização da tecnologia Openstack em soluções de Nuvem”, afirma Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.  Segundo o executivo, o novo serviço combina com a extensa rede de comunicações da Embratel com novas ofertas que representam a evolução natural do portfólio, com implementações de casos de uso de Edge Computing.

“Com a nova oferta, as companhias poderão criar e gerenciar ambientes em Cloud de forma estável, ágil e segura, uma vez que a solução permite o uso de recursos computacionais de TI e integração com ambientes de infraestrutura tradicionais ou outras Nuvens Privadas ou Públicas, compondo um ambiente MultiCloud”, diz o diretor executivo.

O Connect Cloud Embratel permite a configuração de acordo com a necessidade de cada cliente. Com mecanismo Auto Scaling, a solução atua com inteligência para aumentar ou diminuir o número de servidores de forma automática conforme a demanda por recursos computacionais. Assim, garante mais agilidade e performance aos negócios contratando infraestrutura adicional apenas quando necessário. “Essa característica do Connect Cloud Embratel é ideal para empresas que registram grande aumento de processamento em datas específicas, precisando expandir rapidamente sua infraestrutura para momentos pontuais”, diz Rachid, citando como exemplo empresas de comércio eletrônico.

A solução também possibilita a criação de novos servidores de forma rápida e simples, a partir da configuração e replicação da estrutura de um servidor inicial. Além disso, protege os dados das empresas por meio da captura de imagens instantâneas dos discos (Snapshot), permitindo recuperação posterior das configurações do servidor, se necessário.

O Connect Cloud Embratel possui dois modelos de cobrança: pay per use, no qual o cliente só paga pelo que for consumido no mês; e o pagamento por reserva de recursos, um dos diferenciais da solução da Embratel.  Com esse último modelo, a empresa paga um valor fixo mensal para a utilização de todos os recursos da solução, contratando com valores mais atrativos, e pode distribuir o volume de acordo com a sua necessidade.

A gestão da solução é realizada via painel administrativo ou por meio de APIs abertas, que permitem a integração entre sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes, como o Connect Cloud Embratel e a infraestrutura das empresas. O cliente também tem acesso a relatórios detalhados sobre o uso de servidores e o consumo de processamento. Caso necessite de atendimento técnico, o cliente conta com o atendimento da equipe especializada da Embratel, que atua 24 horas por dia, 7 dias por semana para fornecer todo o suporte necessário.

O Connect Cloud Embratel está hospedado no Data Center Embratel Lapa, um dos mais modernos centros do Brasil com certificação Tier 3. Para mais informações acesse:www.embratel.com.br/connectcloud.