CFOs enfrentam os maiores desafios empresariais usando modelos operacionais avançados

Genpact Limited empresa internacional especializada  na transformação e gestão de outsourcing de processos de negócios e operações (BPO), anunciou os resultados de uma pesquisa global que revela como líderes sêniores de diferentes indústrias estão priorizando iniciativas operacionais estratégicas para abordar eficazmente  os desafios críticos que suas empresas enfrentam.servicos_financeiros_clip_image002

A extensa pesquisa, utilizando um método inovador com base nas redes sociais, incluiu 920 executivos sêniores das áreas de finanças, compras  (procurement), riscos, marketing e operações das maiores empresas de economias maduras da América do Norte, da Europa e da Ásia-Pacífico. O primeiro relatório da série foca na função financeira. Os outros relatórios serão publicados nos próximos meses e apresentam ideias sobre outros papéis funcionais, assim como operações-chave em instituições bancárias, seguradoras, laboratórios farmacêuticos e verticais de saúde. .

De acordo com executivos financeiros, conformidade regulatória, gestão de riscos e redução de custos são as maiores preocupações enfrentadas pelas suas empresas. No entanto, os resultados variam significativamente entre indústrias. Executivos de bancos, de serviços financeiros e de seguradoras (BFSI) indicam que conformidade (compliance) e gestão de riscos estão entre as suas três maiores preocupações, respectivamente, em 72% e 70% dos casos. Executivos de outras indústrias estão mais preocupados com a inovação e crescimento.

Executivos financeiros acreditam que a função financeira desempenha um papel fundamental na resolução dessas questões. No entanto, a sua habilidade para impactar esses desafios depende do nível de maturidade e preparação, que varia consideravelmente entre empresas e setores indústrias, além de variar também entre sub-funções.

Especificamente, planejamento financeiro e análise (FP&A) e gerenciamento de dados maestros (MDM) tem emergido como áreas fundamentais a serem observadas. Por fim, executivos acreditam que três pilares que operaram transformações de modelo (operating model transformation) – tecnologia, reengenharia de processo e estruturas organizacionais avançadas, como serviços compartilhados e terceirização de processos de negócios – geram impactos de maneiras muito diferentes.

“Juntamente com estruturas organizacionais avançadas e transformação de processos, a tecnologia ágil pode ser muito poderosa quando aplicada efetivamente,” diz Shantou Ghosh, vice-presidente sênior e Líder de Negócios, Serviços de CFO e Consultoria na Genpact. “Como parte do nosso papel projetando, transformando e executando operações de processos, continuamos a investir em novas tecnologias, em design de modelos operacionais e em ciência de processo, e focamos em matizes industriais para oferecer aos líderes sêniores de negócios um mapa que lhes permita atingir os objetivos de negócios que almejam”, destaca.

 

Sobre a Pesquisa

Os resultados da extensa pesquisa, incluindo detalhes sobre como os executivos financeiros estão transformando modelos operacionais, estão disponíveis em: https://go.genpact.com/CFO-research-Advanced-Operating-Models.html.

 

Share This Post