Centro de pesquisas busca ampliação em programas de cooperação

Centro de pesquisas busca ampliação em programas de cooperação

Criado pelo Governo Federal em 2009, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) visa ampliar a participação em programas de cooperação internacional em 2012.  “São iniciativas que permitirão promover o intercâmbio de conhecimento e de experiências entre nossas instituições e os mais conceituados centros de pesquisa no mundo sobre temas tecnológicos de destaque”, explicou o coordenador de Projetos do CTIC, Christian Miziara. 

A meta começou a ser trilhada no segundo semestre de 2011, com participação do Centro na Rodada de Negociações com representantes de instituições de Ensino e Pesquisa do Chile, com o intuito de firmar acordos de cooperação técnica na área de TV Digital. Ainda em 2011, o CTIC organizou o IV Diálogo Brasil – União Europeia, sobre Sociedade da Informação no Palácio do Itamaraty, em Brasília, que teve como objetivo definir temas para futuros programas conjuntos de cooperação técnica. Além disso, o ano de 2011 marcou o início das atividades de coordenação da Rede de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no âmbito do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), organização operada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com o intuito de articular e aproximar a comunidade científica e tecnológica das empresas brasileiras.

Por fim, no último ano, foram encerrados os primeiros projetos fomentados pelo CTIC, que tinham como tema a TV Digital. A companhia busca, ao longo de 2012, coordenar trabalhos referentes a Cidades Inteligentes, produção de conteúdo para TV Digital, Computação em Nuvem e Virtualização de Redes e Serviços. As participações do CTIC em eventos e programas de cooperação internacional estão sendo definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Share This Post

Post Comment