Grandes sites protestam contra lei antipirataria

Sites protestam, nesta quarta-feira (18), contra projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado dos EUA que proíbe a pirataria on line. A Wikipedia e o Reddit escureceram suas páginas para que os visitantes só pudessem encontrar informações sobre os dois projetos. 

Os projetos de lei conhecidos pelas siglas Sopa (Lei para Parar a Pirataria On-Line) e Pipa (Lei de Proteção à Propriedade Intelectual), responsabilizam os sites que publicarem ou usuários que distribuam por meio eletrônico conteúdos ilegais como filmes, músicas, etc. A punição pode chegar a até cinco anos de prisão.

Enquanto não aprovada a lei, sites como Amazon, Facebook, eBay, Twitter, PayPal, Zynga, Mozilla, se manifestam contra o código que protege a indústria da música e cinema, etc, que alegam perder bilhões de dólares por ano devido à pirataria. A Wikipedia e o Reddit escureceram suas páginas e disponibilizaram conteúdo sobre o projeto. Já o Google planejou alteração na home page, que conterá uma mensagem contra as medidas, mas sem impedir o usuário de fazer suas buscas.

“A SOPA e PIPA são apenas indicadores de um problema muito mais amplo. Em todo o mundo, estamos vendo o desenvolvimento de legislação destinada a combater a pirataria online, e regulamentar a Internet de outras maneiras, que ferem as liberdades online. Nossa preocupação está além dos projetos de lei, que são apenas parte do problema. Queremos que a Internet permaneça livre, aberta, em todos os lugares, para todos”, afirma a Diretora Executivo da Wikimedia Foundation, Sue Gardner, em carta disponível no site referente ao protesto.

A meio das manifestações eletrônicas, o Twitter, manteve sua interface e não exbiu nenhuma carta de protesto. De acordo com a Reuters, executivo-chefe do Twitter Dick Costolo explicou porque o microblog não aderiu a ação: "Fechar um negócio mundial em reação a uma única questão de política nacional é algo tolo. Observem este espaço" explicou. Entretanto, os usuários do site tomaram sua posição com relação ao novo cógido e colocaram nos assuntos mundiais a hashtag “#StopSOPA”.

AOL, eBay, Mozilla e Zynga também são contra o projeto, mas não se manifestaram em seus próprios portais, como ficar 12 horas fora do ar (Reddit) ou 24h sem exibição de conteúdo nos EUA (Wikipedia). Estas organização se posicionaram em novembro, quando escreveram ao Congresso dos EUA se queixando dos projetos.

Para o presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos EUA, Lamar Smith, e um dos autores do projeto Sopa, o "apagão" da Wikipedia e de outros sites é uma ação publicitária. “É um golpe publicitário (que) presta um desserviço aos seus usuários ao promover o medo ao invés dos fatos". “Talvez durante o apagão os usuários possam procurar em outro lugar uma definição precisa de pirataria on-line”, explica Smith em declaração para a Reuters.

 

Share This Post

Post Comment