Google assistente ganhará função para tradução simultânea

Google assistente ganhará função para tradução simultânea

Funcionalidade se chamará modo intérprete e virá de fábrica com suporte a 27 idiomas

A era da tradução simultânea por meio de aplicativos avança a passos largos. Há três anos, o aplicativo de comunicação mais famoso da Microsoft, Skype, já possui suporte para tradução simultânea por texto e voz em diversas línguas. Agora, o assistente virtual da Google (Google Assistente), também ganhará funcionalidade de tradução simultânea. A novidade foi anunciada pela empresa na CES 2019.

A funcionalidade se chamará “modo intérprete” e está em desenvolvimento. Antes já era possível traduzir pequenas frases, mas agora isso ocorrerá em tempo real. Se você tiver conversando com uma pessoa da França, por exemplo, poderá falar e o aplicativo converterá automaticamente para o francês e vice-versa. O sistema está em fase de testes e virá com 27 línguas cadastradas. A empresa, no entanto, ainda não revelou se as pessoas poderão utilizar todos esses idiomas como primeira língua ou se as traduções acontecerão a partir do inglês.

O modo intérprete, no entanto, ainda terá uso restrito. Inicialmente, só funcionará com a caixa de som inteligente da empresa Google Home e com o Google Home Hub. No segundo caso, além da tradução por voz, também haverá um texto da tradução para melhor acompanhamento do usuário. O primeiro público-alvo são hotéis e pontos comerciais em cidades turísticas, para atender clientes de diferentes nacionalidades.

Em outubro de 2017, a Google já havia lançado um fone com a função de tradução simultânea com suporte a 40 idiomas. O dispositivo ganhou o nome de Pixel Buds e usa o Google Tradutor para as conversas em tempo real. Na época, a apresentação do produto foi feita com pessoas falando em inglês e sueco.

“É como ter um tradutor pessoal ao seu lado”, disse Juston Payne, gerente de produto do time de hardware do Google, no evento realizado em San Francisco no lançamento do fone de ouvido.

Eles possuem apenas conexão Bluetooth e são compatíveis com o smartphone da companhia, Pixel 2, e com smartphones Android recentes. A duração da bateria é de cerca de cinco horas e a caixa onde é guardado o dispositivo também serve como um carregador portátil, assim como acontece com os AirPods da Apple.

Share This Post

Post Comment