O sucesso dos Negócios Digitais exigirá que as organizações adotem ações ousadas, incluindo inventar novos modelos de negócio e mudarem a forma como eles funcionam, de acordo com o Gartner. O Gartner prevê que, até 2017, 70% dos modelos de negócios digitais de sucesso irão depender de processos deliberadamente projetados para mudar as necessidades dos clientes.
"Muitas organizações estão começando ou estão no processo de suas iniciativas para transformação de negócios digitais", disse Julie Short, diretora de pesquisas do Gartner. "Esperamos que apenas 30% destes esforços sejam bem sucedidos. Para fazer parte desses 30%, os líderes de TI devem estar prontos e dispostos a inovar rapidamente a partir de um modelo de negócio, processos de negócio e perspectiva de tecnologia."
Como resultado da inovação do modelo de negócios, alguns processos devem tornar-se deliberadamente instáveis. Da mesma forma que processos instáveis estarão sendo projetados para a mudança e poderão se ajustar dinamicamente às necessidades dos clientes. Eles são vitais, porque são ágeis, adaptáveis e "super maleáveis", da mesma forma que as necessidades dos clientes que sempre mudam. Eles também são diferenciais competitivos, porque suportam interações com os clientes que são imprevisíveis e exigem uma tomada de decisões “ad hoc” para permitir ampliar os processos e torná-los mais estáveis.
"É imperativo para romper com os processos de negócios lineares, implantar um espectro de processos padronizados e variáveis para colher os benefícios dos negócios digitais", disse Short. "A necessidade desta mudança está intensificada pela introdução de muitos tipos de conexão como “internet das coisas " para o ambiente de negócios. Equipamentos como máquinas inteligentes que geram informações em tempo real para outras máquinas. Os processos de negócios devem ser concebidos para esta mudança e para permitir às organizações explorarem essas informações. Processos estáveis que não têm capacidade de mudar dinamicamente de acordo com novas informações, não permitirão que as organizações possam cumprir a promessa de se tornar um negócio digital ".
Até 2017, a falta de maturidade na gestão de processos de negócios (BPM) impedirá de 80% das organizações de alcançarem os resultados desejados para seus negócios, a partir de suas estratégias de negócios digitais.
"Os déficits de maturidade em BPM impedem os agentes de mudança (indivíduos que lideram mudanças) de entregarem resultados de negócios para mudar o jogo a partir de iniciativas de negócios digitais", disse Marc Kerremans, diretor de pesquisas do Gartner. "para atingir o ROI desejado nos negócios digitais requer um processo de reinvenção - ou seja, a inovação significativa na forma como os produtos e serviços são criados, com preço, distribuído e servidos não devem ser implantados apenas em um grupo, mas muitas vezes ao longo de toda a cadeia de valor."
O Negócio Digital muda o cenário competitivo, de modo que um tempo de processo de reinvenção não é suficiente. As organizações devem se tornar mais resistentes, adaptáveis e criativas, a fim de dominar e sustentar uma mudança brusca, bem como longos períodos de transição - e mudanças transformacionais mesmo que radicais serão mais freqüentes, imprevistas, variadas e muitas vezes inevitáveis. Porque as organizações não podem controlar essas mudanças, elas precisam sentir, reconhecer e responder rapidamente a elas.
"Com a mudança adaptativa, o objetivo não é tentar resolver grandes mudanças em todas as frentes. Em vez disso, o foco é sobre como lidar com a natureza externa das grandes mudanças e seu impacto sobre as organizações, culturas, governança, tecnologias e métricas", disse Kerremans. "Os agentes de mudança provavelmente precisarão empregar vários tipos de resposta a mudança para avançar maturidade de BPM, especialmente para o ponto onde as iniciativas tradicionais de melhoria de processos de negócios podem se transformar em grandes iniciativas de mudança, capazes de suportar uma vantagem competitiva sustentável em um mundo digital."