A gestão da informação e o marketing em 2015

A gestão da informação e o marketing em 2015

Entre os vários setores afetados pela onda do big data e a necessidade de transformar informações em novos negócios, o Marketing é visto por especialistas como o grande usuário e transformador de culturas dos próximos anos. Uma pesquisa da Aunica, consultoria em Marketing Digital, aponta que 2015 será marcado pelo uso de soluções nessa área para conhecer melhor o consumidor, gerar leads em mercados fragmentados e planejar-se para criar ações cada vez mais eficazes.

É curioso ver como o discurso do Marketing tem ficado cada vez mais parecido com o da TI. Em grandes empresas, ambas as áreas disputam os investimentos de tecnologia e fazem o possível para mostrarem-se como centros de inovação tecnológica. Mas com a TI tornando-se cada vez mais terceirizada e operacional, o departamento rival parece estar ganhando mais atenções.

É claro que precisamos destacar que algumas áreas de TI conseguiram superar isso e estão cada vez mais estratégicas. Mas em termos de momento, de hype, o Marketing é a grande esperança para novos rumos nos mercados de soluções para gestão de conteúdo e informação digital.

A Aunica destaca que Data Driven Market, Mídia Programática, Content Delivery, a Internet Das Coisas e Pessoas. Serão as grandes tendências em 2015. “Acreditamos que a disciplina Dados vai ser o grande diferencial entre as empresas que vão liderar o cenário digital daquelas que serão as eternas seguidoras de tendências. Além disso, as empresas que não olharem com a devida atenção para a capacitação de suas equipes podem perder grandes oportunidades”, enfatiza o sócio-diretor de negócios da AUNICA, Elcio Santos.

Na verdade, tudo envolverá softwares, aplicativos mobile e soluções robustas para gerar novos negócios com dados e informações. É um desafio comum para os próximos anos também em outros departamentos. Mas é o marketing que parece estar na dianteira disso, já que está com o budget em crescimento (desde que focado nessas tendências) e mais próximo do consumidor.

Share This Post

Post Comment