Cisco lança a “Matriz” de rede aberta

À medida que a Cisco continua a cumprir sua estratégia de Data Centers Unificados (Unified Data Center) para sintetizar diversas funcionalidades de rede em uma “matriz” unificada para operações de negócios mais ágeis, automatizados e eficientes, a empresa continua a atender tendências emergentes da indústria, como computação em nuvem e redes abertas. Com este objetivo, a companhia acaba de apresentar  uma linha de produtos inovadores – desde as Séries de Switches Cisco Nexus 6000, o switch fixo de maior densidade de portas de 40 gigabits do mercado, à funcionalidade de nuvem híbrida segura e simples do Cisco Nexus 1000V InterCloud para conectar nuvens de empresas privadas e provedores de serviços, à disponibilidade do controlador programável mais escalável da indústria  como parte do portfólio Cisco Open Network Environment - ONE.

Como complemento, a Cisco também entrega sua estratégia Cisco ONE, atendendo às tendências emergentes em redes abertas, programabilidade e redes baseadas em software para todos os lugares da rede, incluindo data centers, campus, nuvem e implantações de provedores de serviços.

Juntos, esses desenvolvimentos de tecnologia são significativos porque contribuem para ampliarestender e abrir a matriz da rede de ambientes de data center, nuvem e provedores, e também trazem consistência para implantações físicas, virtuais e baseadas na nuvem. Permitem que clientes corporativos se conectem a ambientes híbridos multi-nuvem, que expandam o potencial para suas operações e comunicações de negócios e que clientes prestadores de serviços ofereçam novos serviços monetizados, ao mesmo tempo em que aumentam a agilidade e a otimização da infraestrutura.

Dimensionar a Matriz

Velocidade de rede, latência e mais densidade de portas de rede em uma única unidade são importantes considerações para clientes que estejam implantando data centers virtualizados e mudando para um ambiente de nuvem administrado onde micro-segundos contam, e o espaço físico para data center é limitado. Para sustentar esses diferenciais, a Cisco lançou o Cisco Nexus 6000, o primeiro switch de formato fixo com 96 portas “line rate” a 40 Gbps com Ethernet e Fiber Channel over Ethernet (FCoE) e um micro-segundo de latênica entre todas as portas. Por exemplo, o Nexus 6000 pode transferir todo o conteúdo da Biblioteca do Congresso Americano em apenas 210 segundos. A Cisco também acrescentou módulos de serviço robustos à sua Série Nexus 7000 e extensões de uplink de 40 gigabits às suas linhas de produtos Nexus 5000 e 2000.

Com essas ampliações, o portfólio Unified Fabric da Cisco apresenta agora uma solução completa de 40 gigabits que oferece flexibilidade de design para implantação virtual e de nuvem de redes convergentes com suporte FCoE de 10G e 40G, ao mesmo tempo em que permite maior visibilidade na rede.

  • Série Nexus 6000 expande o portfólio de switches de data centers da Cisco, oferecendo maior flexibilidade de implantação através de mais densidade e escalabilidade. A nova Série Nexus 6000 traz a densidade mais alta de 10GE/40GE em formato fixo, e oferece visibilidade de rede e programabilidade inéditas. Funciona com o Cisco NX-OS, líder da indústria, com um conjunto de funcionalidades robustas e integradas de camadas 2 e 3.

o   os dois modelos Nexus 6000 são o Nexus 6004, o switch de mais alta densidade da indústria, com até 96 portas  “line-rate” a 40GE (384 portas a 10GE) em um formato compacto de 4 RUs (unidades de rack); e o Nexus 6001, que oferece 48 portas “line-rate” fixas GE/10GE com uplinks de 4 portas de 40GE (ou 16 portas de 10GE) em 1 RU.

o   A Série Nexus 6000 foi especialmente construída para acesso de alto desempenho, arquiteturas tipo leaf/spine, agregação compacta ou opções de implantação de agregação de FEX de alta densidade para construir uma Unified Fabric da Cisco com escalabilidade.

 

  • Cisco Nexus 7000 Series Network Analysis Module - NAM - O switch líder do mercado de data centers da Cisco continua evoluindo para uma plataforma rica em serviços com o anúncio do primeiro blade de serviços, o Network Analysis Module. O NAM reconhece o mode de operação de aplicativos e faz análise de desempenho para o Cisco Nexus 7000, dando poder à TI com visibilidade acionável incomparável na rede, aprimorando o desempenho do aplicativo, otimizando recursos de rede e ajudando a administrar a entrega de serviços em nuvem e implantações virtualizadas com mais eficiência.

 

  • O Cisco Nexus 2248PQ Fabric Extender e o switch da Série Nexus 5500 com capacidade de uplink de 40 gigabit proporcionam proteção a investimentos e opções para uma solução completa de 40G. O novo módulo Nexus 5500 40GE oferece ao cliente a opção de implantar uplinks de 40GE em seu Nexus 5500 atual para reduzir taxas de compartilhamento (“over-subscription”), ao mesmo tempo em que o novo switch Nexus 2248PQ permite a extensão da matriz (“fabric”) em 10GE ao topo do rack com uplinks de 40GE.

 

Estendendo a Matriz

Preocupações sobre a segurança da nuvem, complexidade de implantação e a inabilidade de administrar facilmente as cargas de trabalho de empresas e nuvens provedoras através de uma interface única têm impedido que empresas aproveitem os recursos da nuvem. A Cisco resolveu esse desafio de nuvem híbrida desenvolvendo uma tecnologia única  com o switch virtual distribuído Nexus 1000V, que permite que as cargas de trabalho de empresas sejam colocadas em provedores de serviços em nuvens, através de um ponto de administração único com alto grau de segurança.

 

  • O Nexus 1000V InterCloud coordena ambientes híbridos de nuvem estendendo ambientes corporativos para a nuvem provedora com a simplicidade e segurança do líder da indústria. O Nexus 1000V InterCloud preserva capacidades de rede existentes e serviços L4-7 enquanto permite a administração da empresa na nuvem provedora para criar um ambiente consistente, confiável e previsível para cargas de trabalho físicas, virtuais e em nuvem, liberando a administração de TI para executar e mover aplicativos sem comprometimento. A solução oferece opções de nuvem provedora e opera de modo hipervisor - agnóstico.
  • Virtual Network Management Center - VNMC oferece novas capacidades, incluindo um ponto de política único para serviços de rede em domínios corporativos e de provedor; a habilidade de gerenciar o ciclo de vida da máquina virtual em múltiplos hipervisores em nuvens híbridas; e a habilidade de gerenciar múltiplas nuvens provedoras via APIs.

Em junho de 2012 a Cisco apresentou o Cisco® Open Network Environment (Cisco ONE), a abordagem mais abrangente da indústria a redes abertas, programabilidade e reconhecimento de aplicativos. O Cisco ONE permite customização flexível e direcionada pelo aplicativo de infraestrutura de rede para ajudar a atingir objetivos de negócios de empresas e provedores de serviços, tais como: maior velocidade de serviços, otimização de recursos e monetização mais rápida de novos serviços.

Um novo Cisco ONE Software Controller suporta uma arquitetura altamente disponível, escalável e extensível; as primeiras interfaces de multi-protocolo da indústria com o One Platform Kit (onePK) e o Openflow; gerenciamento consistente, solução de problemas e funções de segurança; e aplicativos embutidos que incluem funcionalidade de fatiamento de rede para permitir a divisão lógica de recursos de rede. Mais ainda, o ONE Controller irá interagir com os aplicativos de rede da Cisco, como Custom Forwarding e Network Tapping.

  • Suporte de plataforma expandida para o ambiente desenvolvedor Cisco onePK com Nexus 3000,  Nexus 7000 e ASR 9000.  
  • Soluções para redes sobrepostas incluindo o suporte Nexus 1000V para VXLAN Gateway; suporte Nexus 1000V para Microsoft Hyper-V e integração com o Microsoft System Center VM Manager; virtual Network Analysis Module (vNAM) para análise de rede e monitoramento de cargas de trabalho virtualizadas e em nuvem.
  • Suporte de plataforma expandida para OpenFlow com Nexus 3000, Nexus 7000, ASR 9000 e Catalyst 6500.
  • Serviços Cisco para o ONE incluem workshops de estratégia, prova de conceitos e suporte técnico global. Esses novos serviços oferecem percepções sobre a infraestrutura atual, identificam desafios técnicos e oferecem um mapa acionável para apoiar a adoção bem sucedida das soluções  Cisco ONE.

 

 

Share This Post

Post Comment