A UB Sistemas, após dois anos de investimento em pesquisa tecnológica e de mercado, sinaliza como uma das tendências para 2013 a maior utilização dos sistemas colaborativos.
Justificando a afirmação, Othederaldo de Araújo, diretor comercial da UB Sistemas, lembra que “mais de 90% das médias e grandes empresas já automatizaram suas operações, principalmente a partir da implantação dos sistemas ERP, que processam as transações comerciais e de suporte. Não há muito mais a fazer para melhorar esta camada operacional da empresa tratando-se de informatização via sistemas. Para continuar a crescer a produtividade e eficiência as companhias precisarão estabelecer ambientes colaborativos, reunindo funcionários e terceiros em torno de uma tarefa e fornecendo os instrumentos para que executem o trabalho da melhor forma possível”.
O ferramental disponível nos sistemas colaborativos, como a gestão de conteúdo, a pesquisa corporativa, o workflow dinâmico, possibilita a automatização dos processos de negócios do início ao fim, trazendo grandes benefícios às empresas, que ampliam sua capacidade de crescimento, diz o diretor comercial da UB Sistemas. .
A estimativa de crescimento dessa plataforma também está fundamentada nas conquistas da UB Sistemas em 2012, que se materializam no desenvolvimento de projetos para instituições de grande porte, como o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e o Grupo Confidence.
“Os sistemas de colaboração são a próxima fronteira na informatização das empresas, sempre em busca do aumento da produtividade e da redução de custos”, destaca Araújo, explicando que esta é uma categoria de software,também conhecida como online collaboration, ou web collaboration, que lida com gerenciamento eletrônico de documentos, workflow para colaboração de tarefas, envio de alertas e consolidação de informações gerenciais, além da integração com as mídias sociais.
O crescimento das mídias sociais, como o Facebook, assim como o desenvolvimento das intranets corporativas – que, numa arquitetura colaborativa substituem os e-mails – favoreceram o desenvolvimento desses ambientes, pois deram mais confiabilidade e produtividade ao processo, reduzindo a margem de erro e abolindo a troca de arquivos e as confusões geradas pela utilização de versões desatualizadas de um documento, por exemplo.
Entre os investimentos realizados pela UB Sistemas estão a capacitação de sua equipe para domínio do SharePoint, software da Microsoft que, segundo Araújo, é completo, disponibilizando todos os componentes necessários à construção dos sistemas colaborativos.