Em painel do AI VIew 2019, Smarkio adverte que Assistentes Virtuais devem não só falar, mas resolver os problemas dos clientes
As estimativas apresentadas pelo Gartner afirmam que 85% das interações entre as marcas e seus clientes serão feitas por robôs até 2020. Trata-se do cenário de uma verdadeira revolução no setor de atendimento que será abordada no evento AI View, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro, no Inovabra Habitat, em São Paulo.
O CEO do estúdio de inteligência artificial Smarkio, Fernando Wolff, será um dos destaques da programação. Ele participará do painel: "Estamos conversando com robôs? Chatbots e Assistentes Virtuais: Como a inteligência artificial ajuda pessoas no seu dia-a-dia?". A discussão tem o início marcado para as 11h20.
O executivo demonstrará a jornada de evolução das ferramentas de atendimento, indicando que o segmento está passando por um momento de transição, cuja marca é a transformação do tradicional 0800 para a era dos assistentes virtuais.
“Os aplicativos não conseguiram entregar o nível de satisfação exigido pelos usuários e as interfaces conversacionais demonstram ter maior aderência a esta demanda”, diz.
Mesmo assim, segundo Wolff, atualmente já é bastante significativo o percentual do atendimento ao cliente realizado por chats em empresas de setores mais tradicionais, como financeiras, seguradoras e utilities, por exemplo. No caso de companhias de ramos mais recentes, a participação desta ferramenta é ainda maior.
Wolff alerta que a troca de mensagens entre a inteligência artificial das empresas e seus clientes via Whatsapp Business será liberada muito em breve para qualquer empresa. Segundo ele, o Google e a Apple também estão entrando nessa corrida. A Apple já anunciou o Apple Business Chat e o Google, o RCS Business Messaging. Enquanto isso, a Amazon afirmou recentemente existirem já 100 milhões de dispositivos plugados no Alexa, e o Google reclama a liderança nos assistentes de voz, com supostos 1 bilhão de dispositivos que já usam o Google Assistant.
“A tecnologia para qualquer consumidor falar com as empresas por meio de robôs, em breve, deixará de ser um diferencial. O que tornará uma companhia reconhecida pelo seu atendimento de alto nível será a capacidade de seus assistentes virtuais de realmente solucionarem os problemas das pessoas. Caso contrário, só substituiremos a voz humana pela voz da máquina. Mas ela continuará dizendo: “Vou passar sua solicitação para o departamento X”.
Sobre a Smarkio Brasil
Fundada em 2016, a Smarkio Brasil atua na área de Inteligência Artificial por meio do desenho e aplicação de frameworks, realização de workshops de capacitação, prestação de serviços de consultoria especializada, e também fazendo investigação e desenvolvimento.
Na implantação de Assistentes Virtuais, a empresa oferece todo o suporte necessário para projetos com os mais elevados níveis de exigência passando por quatro etapas: Implantação inspirada pelo ‘Design Thinking’, Design de diálogos, com um framework que fornece as ferramentas para que seja possível criar diálogos fluidos e performantes; Classificação de linguagem natural que permite o conhecimento de diferentes variáveis que interferem diretamente com a performance do robot cognitivo; e Curadoria: na qual o sistema fornece as técnicas e ferramentas para curar o robot.
Para mais informações acesse: https://www.smarkio.com.br