China está impulsionando a adoção do eSIM, diz novo relatório da GSMA

China está impulsionando a adoção do eSIM, diz novo relatório da GSMA

A GSMA anunciou hoje o lançamento de um novo relatório que destaca o progresso significativo feito pelas operadoras de telefonia móvel, fornecedores e fabricantes chineses na adoção das tecnologias de Provisionamento Remoto de SIM e eSIM. O relatório, intitulado eSIM in China: the road ahead(“eSIM na China: o caminho pela frente”) e preparado pela GSMA Intelligence em parceria com a Associação do Fórum da Indústria de Terminais de Telecomunicações (TAF), baseia-se em novos insights das três operadoras de telefonia móvel da China – China Mobile, China Telecom e China Unicom –, assim como em outras empresas do ecossistema móvel mais amplo1, e destaca os avanços nos setores de eletrônicos de consumo e Internet das Coisas (IoT).

“Na China, e no mundo inteiro, a enorme adoção de tecnologias eSIM foi sustentada pela especificação comum e interoperável da GSMA que reduz a fragmentação e proporciona uma experiência consistente ao consumidor”, disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. “De produtos eletrônicos de consumo a automotivos, estamos vendo uma grande variedade de produtos chegando ao mercado que aproveitam os benefícios da conectividade e oferecem distintas opções aos consumidores.”

Os smartwatches dominam as implementações do eSIM; A adoção de smartphones levará tempo

Os smartwatches com tecnologia eSIM estão ganhando força na China, apoiados por produtos de vários fornecedores. Embora os smartwatches com eSIM ainda representem uma pequena percentagem do total de smartwatches, é provável que esse número aumente no futuro. Para impulsionar a adoção, as operadoras chinesas também estão permitindo que os consumidores usem seus smartwatches como dispositivos secundários com uma assinatura móvel. Apesar de criar smartphones para o mercado global, o mercado doméstico chinês não adotou formalmente a tecnologia eSIM, o que exigirá regulamentação apropriada e novos processos de fabricação, logística e cadeia de fornecimento. A nível mundial, mais de 50 operadoras de telefonia móvel já suportam a funcionalidade eSIM em smartphones.

“A China tem um mercado móvel único, tanto em termos de tamanho e crescimento de receita quanto de liderança em desenvolvimentos móveis e a inovação tecnológica atingiu níveis sem precedentes. A China está demonstrando cada vez mais sua inovação tecnológica e está emergindo como um mercado global líder para testar e implementar novas tecnologias”, disse Xie Yi, presidente da TAF. “Promover o desenvolvimento constante do eSIM na China ajudará a apoiar os avanços nos mercados de consumo e industrial. Com base na premissa das condições nacionais, a TAF se comprometeu com todas as partes da cadeia industrial, e em cooperação com a GSMA, a fazer os melhores esforços para atingir esse objetivo.”

China está definindo as bases

O relatório destaca o papel da colaboração de toda a indústria para impulsionar os desenvolvimentos do eSIM na China, com a participação de operadoras de telefonia móvel, governo e órgãos reguladores. A China Mobile, a China Telecom e a China Unicom estão desenvolvendo soluções eSIM e lançaram plataformas celulares M2M e IoT de gestão de eSIM. O mercado chinês de eSIM ainda está em uma fase inicial de progresso na qual algumas soluções proprietárias coexistem com as especificações da GSMA. No entanto, prevê-se que haverá um período de transiçãoàmedida que o mercado amadurece, antes de se basear na especificação da GSMA.

Regulação é chave para a adoção do eSIM

O relatório destaca os esforços significativos que estão sendo feitos na China para ajudar a definir uma estrutura regulatória favorável para as implementações do eSIM. Agilizar os procedimentos e estabelecer regras claras e unificadas sobre os requisitos de eSIM para dispositivos industriais e de consumo são fundamentais para acelerar a implementação da tecnologia eSIM e sua adoção no mercado. Isso inclui o gerenciamento de credenciais, a designação da emissão de certificado raiz e a segurança e interoperabilidade entre fronteiras. O relatório também recomenda que o governo facilite os testes dos serviços de eSIM, particularmente na IoT industrial, para promover um ecossistema de eSIM aberto.

Adoção global da tecnologia eSIM

O relatório destaca que houve desenvolvimentos significativos no ecossistema eSIM global nos últimos dois anos, com mais de 90 agentes do setor de telefonia móvel suportando as especificações da GSMA para o Provisionamento Remoto de SIM de dispositivos de consumo no mundo todo. Todos estão em busca de uma única abordagem, que evita a fragmentação da indústria e os problemas de interoperabilidade, impulsionando os avanços globais e permitindo a escolha por parte do consumidor. Embora os smartwatches tenham sido o primeiro produto de mercado de massa a adotar a tecnologia, agora há uma crescente implementação da funcionalidade de eSIM em tablets, laptops, notebooks e smartphones (por exemplo, Google e Apple). A indústria automotiva também está na vanguarda das implementações do eSIM e a conectividade integrada também é um requisito específico na Europa, seguindo a iniciativa da European Emergency Call (eCall).

eSIM no MWC19

A GSMA realizará um seminário sobre eSIM no MWC19 no dia 28de fevereiro, das 9h às 11h. A sessão incluirá um painel de palestrantes especialistas para explorar e debater os desafios na implementação do eSIM e no lançamento de dispositivos no mercado, incluindo tópicos como: segurança, escalabilidade e conectividade. Para mais informações, acesse: https://www.mwcbarcelona.com/session/esim-seminar-from-specification-to-live-products/

Participe do Mobile World Congress Barcelona 2019

Para mais informações sobre o MWC19 Barcelona, incluindo como participar, expor ou patrocinar, acesse www.mwcbarcelona.com. Acompanhe as notícias e atualizações do MWC19 no Twitter @GSMAEvents usando #MWC19, na nossa página do evento no LinkedIn www.linkedin.com/showcase/mwcbarcelona/ ou no Facebook em www.facebook.com/mobileworldcongress/. Siga outras notícias e atividades da GSMA no Twitter @GSMA.

-FIM-

Nota aos editores

  1. As seguintes empresas contribuíram para o relatório: Audi, China Mobile, China Telecom, China Unicom, China-ASEAN Information Harbor (CAIH), Gemalto, Giesecke+Devrient (G+D), Gotell, Hengbao, HPE, Huawei, Infineon Technologies, Little Genius, Microsoft, Mobvoi, Redtea Mobile, Samsung, Showmac e Valid.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, reunindo mais de 750 operadoras com mais de 400 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz os eventos MWC líderes do setor, realizados anualmente em Barcelona, Los Angeles e Xangai, além do Mobile 360 Series com conferências regionais.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20190227005717/pt/


Contato:

Contatos de imprensa:

Para a GSMA

Beau Bass

+44 79 7662 4962

beau.bass@webershandwick.com

Assessoria de Imprensa da GSMA

pressoffice@gsma.com


Fonte: BUSINESS WIRE, via DINO

Share This Post

Post Comment