Consumo de dados móveis dispara

Há menos de duas décadas não se imaginava a potência do uso conjunto do celular e da internet. No começo dos anos 2000, um aparelho celular, mesmo que sofisticado, só fazia e recebia ligações. E a internet não tinha a rapidez dos dias atuais. “Hoje, o cenário mudou e vivemos uma verdadeira revolução do consumo, ocasionada pelo desenvolvimento tecnológico que, por sua vez, incentiva cada vez mais um comportamento digital das pessoas”, afirma o estrategista em marketing digital Gabriel Rossi.

A prova disso é que o consumo de dados móveis de celulares e tablets já equivale a 12 vezes o que a internet convencional tinha no ano 2000. Quem aponta é o recente estudo Cisco Visual Networking Index. Os dados revelam que, no final deste ano, a quantidade de aparelhos capazes de transmitir dados pela rede de celular irá superar o número de pessoas no planeta.

Gabriel Rossi avalia que o acesso de tecnologia de ponta em mãos tanto das classes “A” e “B” quanto da classe “C” tornou-se um verdadeiro desafio para as empresas. “Já é rotina das pessoas, onde quer que elas estejam, utilizar os sites de busca, como o Google, para pesquisar o perfil de determinada empresa, obter informações sobre produtos e/ou serviços, preço, forma de atendimento e também possíveis reclamações”, avalia o estrategista, lembrando que as empresas precisam fazer a lição de casa para sobreviver em um mundo tão globalizado com o boca a boca digital amplificando as informações. “Por outro lado, a internet e o celular também devem ser vistos pelas empresas como aliados para seu crescimento. E, mais do que isso, são ferramentas que permitem pesquisar sobre os concorrentes.”

Share This Post

Post Comment