A automação residencial está mudando o cotidiano de muitas pessoas. Por meio dela, é possível automatizar o funcionamento de grande parte dos equipamentos eletrônicos existentes na casa. Isso é possível devido ao uso de sensores e temporizadores: com eles, a pessoa consegue controlar desde aparelhos eletrônicos a aberturas de janelas e irrigação do jardim, entre outros, apenas fazendo uso de um smartphone ou comandos de voz.

De acordo com dados divulgados pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), o mercado tem pretensão de ter um crescimento de 11,35% ao ano entre 2014 e 2020 a nível mundial. A instituição afirma que 300 mil residências já fazem uso dessa nova tecnologia.

Segundo a Aureside, a automação pode ser realizada de duas formas: uma é fazendo a incorporação de todos os equipamentos importantes na residência ainda no período da construção; a outra é a adaptação de uma residência já existente à tecnologia, podendo fazer a instalação de equipamentos de áudio e vídeo, lâmpadas especiais e projetores, entre outros.

Saiba o que é automação residencial e quais são seus benefícios

Automação residencial é o uso da tecnologia para tornar as atividades do dia a dia de uma casa mais práticas, ou seja, fazer com que as tarefas realizadas manualmente tornem-se automáticas. Concluídas com apenas alguns toques no smartphone ou comandos de voz, os processos são realizados por meio de sensores e temporizadores.

Esse tipo de tecnologia pode facilitar, e muito, a vida cotidiana dos moradores que por ela optam, além de permitir a todos mais conforto. Atualmente, grande parte das pessoas busca não somente segurança, mas condições que facilitem o seu cotidiano, de modo que as tarefas possam ser realizadas com mais facilidade e praticidade.

Essa tendência pode ser entendida como um conjunto de tecnologias que contribui para a realização e gestão dos afazeres cotidianos de uma casa. Seu objetivo é transmitir a todos os moradores conforto, comodidade e, principalmente, segurança, através do uso do melhor que a tecnologia tem a oferecer.

A automação conta com vários benefícios, tais como:

- Economia de energia elétrica;
- Redução de custos;
- Mais conforto e segurança;
- Aumento da vigilância;
- Economia de tempo;
- Aumento da eficiência dos aparelhos existentes na residência.

Além dos benefícios já citados ofertados pela nova tendência, temos ainda a praticidade de apenas acionar um comando e ver os aparelhos eletrônicos desligarem, lâmpadas e luminárias se apagarem. Assim também acontece com outros itens da casa, como as cortinas e portas se fecharem (e o processo inverso), o que facilita muito o dia a dia dos integrantes da residência e permite que eles possam investir seu tempo em atividades importantes e prazerosas.

A vantagem de investir na automação é poder contar com todos esses comandos, que, por sua vez, otimizam a um nível extraordinário a realização de todas as tarefas diárias. Um ganho importante para aqueles que adiram à nova tecnologia é a proteção da casa com fechaduras eletrônicas, por exemplo, além de ainda gerenciar os dispositivos domésticos por meio de um único local.

A B2Home é um portal de conteúdo sobre o setor de automação residencial , o qual traz informações importantes com o objetivo de manter as pessoas interessadas sempre atualizadas sobre automação residencial e o que há de mais novo no mercado. Navegue por nosso site e descubra mais sobre o universo do futuro. 

Website: https://www.b2home.com.br/

Fonte: DINO, Divulgador de Notícias