Mercado de computadores registra queda de 2% em 2012, aponta estudo

Em 2012, o mercado brasileiro de PCs não teve o desempenho esperado e apontou queda de 2% em relação a 2011, segundo estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC Brasil. No período, foram comercializadas 15,5 milhões de unidades, sendo 8,9 milhões de portáteis (notebooks, netbooks e ultrabooks) e 6,6 milhões de desktops.

O resultado do quarto trimestre ficou além do esperado. Este é um período que normalmente aponta crescimento, mas, em 2012, foram vendidas 3,7 milhões de unidades, ou seja, 8% menos em relação ao terceiro trimestre. Do total, 41% foram desktops e 59% portáteis.

“A queda se deu porque muitos varejistas ainda tinham estoques dos trimestres anteriores, formados com base no otimismo do início do ano em relação à economia do País”, afirmou Camila Pereira Santos, analista de mercado da IDC Brasil.

De acordo com o estudo, outro fator que deve ser considerado para a queda do mercado de PCs é que o usuário doméstico, que em 2012 representou 66,6% do mercado total de computadores, optou por dispositivos mais baratos, como tablets e smartphones. Os outros 26,7% migraram para o segmento corporativo e 6,7% para as áreas de governo e educação.

No consolidado do ano passado, os desktops tiveram queda de 12% em relação a 2011 e os portáteis cresceram 7%. Segundo Camila, o que mantém o desktop no mercado é o segmento corporativo.

Em 2012, foram vendidos 30 computadores por minuto no Brasil. Com o total de 15,5 milhões de unidades comercializadas, o País volta a ocupar a quarta posição no ranking mundial do mercado de PCs, ficando atrás de China, Estados Unidos e Japão.

Para este ano, a consultoria espera que sejam comercializados 14,4 milhões de computadores, ou seja, 7,2% menos que 2012.

 

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