Apoio à universidades na formação de profissionais de TI

A formação de profissionais versus a demanda do mercado é um desafio que assombra o mercado de TI há anos. Segundo previsões da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), em 2014, o mercado de TI demandará 78 mil profissionais, mas apenas 33 mil jovens concluirão cursos nas universidades. Esta será a realidade em oito Estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 Para contribuir com a formação destes profissionais, a EMC desenvolve um programa mundial de colaboração com as universidades, o EMC Academic Alliance, que oferece conteúdo focado em temas da indústria aos cursos relacionados à Tecnologia da Informação. O foco principal da empresa é suprir as lacunas de habilidades profissionais oriundas ao crescimento de volume de dados gerados no mundo.

No Brasil, o EMC Academic Alliance comemora sua ampliação: 33 novas instituições de Ensino Superior aderiram ao programa no último ano, atingindo o número de 105 universidades parceiras e 1,8 mil alunos beneficiados pelo programa em 2012. Mundialmente, a iniciativa apoia cerca de mil universidades em mais de 60 países, com 150 mil estudantes.

Segundo Eduardo Lima, gerente do EMC Academic Alliance no Brasil, a meta para 2013 é o programa crescer 50%, alcançando 150 universidades no país. “Nosso foco agora é disseminar o projeto para as universidades das regiões Norte e Nordeste. O crescimento da massa de informações criadas na atualidade gera a demanda por profissionais capacitados em armazenamento, Computação em Nuvem e Big Data. Com o programa, podemos fazer uma distribuição geográfica do conhecimento além dos Estados do Sul e Sudeste”, afirma.

 

A faculdade de tecnologia FIAP, na capital de São Paulo, é uma das instituições parceiras da EMC no programa. Em 2012, incluiu a disciplina de Cloud Computing em alguns cursos de pós-graduação e utilizou os materiais e treinamento de professores do EMC Academic Alliance para inserir a temática em suas formações. Duas turmas, totalizando 75 alunos, já se formaram a partir do material. O professor Celso Poderoso, coordenador de Pós-graduação da FIAP, ressalta que a parceria é fantástica porque por meio dela é possível compartilhar com os alunos conteúdos que realmente irão utilizar no mercado de trabalho. “É vantajoso para todas as partes. A faculdade ganha por dispor de materiais atualizados, o aluno por aprender aquilo que realmente irá utilizar no seu dia a dia e a EMC por formar profissionais da maneira que o mercado necessita”, complementa.

 

Já a Universidade Potiguar (UnP), que está em Natal (RN), contou com o programa da EMC para incluir o curso de Data Center na grade do quarto ano de Sistemas da Informação, dentro da disciplina Novas Tecnologias. A UnP também teve o apoio da Aliança TI, parceiro da EMC na região, para ministrar a primeira turma do curso. Agora, um professor da universidade que participou da disciplina deve assumir as aulas que serão realizadas no segundo semestre deste ano. “Foi algo novo para a universidade a avaliamos que foi muito positivo por compartilhar com os alunos conteúdo extremamente atualizado. Os alunos que pretendem seguir na área de data center, gostaram muito da iniciativa. Pretendemos avaliar outros temas para incluirmos na grade”, afirma o professor.

O programa - O EMC Academic Alliance é oferecido gratuitamente às universidades, desde que as instituições tenham o curso em TI reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ofereçam a primeira graduação (bacharelado e/ou tecnólogo). São ministradas as disciplinas de Armazenamento e Gerenciamento de Informações, Cloud Computing e, desde ano passado, foi incluída a matéria sobre Data Science.

 

Para participar, a universidade deve apenas se inscrever no programa e, posteriormente, a EMC capacita os professores para ministrarem as aulas das novas disciplinas. A universidade define então como o conteúdo será transferido aos alunos, seja com alteração de grade curricular ou ofertados por meio de atividades extracurriculares, mas sempre de forma gratuita.

No portal do EMC Academic Alliance, o estudante também tem acesso aos materiais preparatórios e obtém descontos nas certificações EMC Proven Professional – programa de certificações para profissionais que desenvolve e valida habilidades requisitas para planejar, implantar, gerenciar infraestrutura de informações. São oferecidos cursos e três níveis reconhecimento profissional. As provas são aplicadas pela Pearson Vue, grupo britânico especializado em educação.

 

Pesquisa mundial - A importância de acompanhar o crescimento de volume de dados gerados na atualidade é apontada no estudo do IDC Universo Digital (patrocinado pela EMC). A proliferação de dispositivos, como PCs e smartphones, o aumento do acesso à Internet e o aumento em dados de gerados por máquinas, tais como câmeras de vigilância ou medidores inteligentes, tem feito com que o universo digital cresce mais rápido que o esperado.O IDC prevê que o universo digital chegará, em 2020, a 40 zettabytes - ou 40 trilhões de gigabytes (GB) - , valor que excede cerca de 14% as previsões anteriores.

Dentro desse mesmo prazo, o número de servidores irá crescer 10 vezes e informação gerenciada por data centers empresariais irá crescer 14 vezes, mas o número de profissionais de TI vai crescer com um fator menor de 1,5. Hoje, apenas 3% dos dados potencialmente úteis são mapeados, e menos ainda é analisado, fazendo com que a indústria enfrente essa defasagem que irá crescer caso as providências não sejam tomadas com a urgência necessária. Mais dados da pesquisa no site IDC Digital Universe.

Share This Post

Post Comment