5 sinais de que está na hora de automatizar o sistema da sua empresa

5 sinais de que está na hora de automatizar o sistema da sua empresa

Vivemos a era da tecnologia e todo mundo sabe, porém, muitos acreditam que se adaptar a essa realidade é opcional e que manter os métodos antigos ainda funciona. Infelizmente não é bem assim que acontece, pois, não somente a empresa, como também os clientes começam a exigir mudanças, de forma indireta.

Durante esse período algumas situações podem acontecer, inclusive resultados negativos, e é a partir desse momento que é preciso fazer um novo planejamento e se reestruturar. Mas, afinal, quando sei que preciso automatizar meu sistema

Pensando nisso, a Huggy, plataforma de atendimento digital, resolveu listar cinco sinais que indicam a hora certa de adquirir essa ferramenta:

• Processos sem padronização

Geralmente, quando não possui um sistema a ser seguido, os funcionários de um mesmo cargo realizam suas atividades de formas diferentes, por mais que não pareça ser nada significante, esse ato atrapalha na medição do desempenho, gera desorganização, e dificulta o treinamento de novos colaboradores, resultando em eficiência reduzida.

Com a automatização, ocorre uma padronização definindo de forma correta e igualitária as tarefas de cada um, além de garantir uma base sólida e confiável nos dados, que ajuda na hora de tomar decisões.

• Geração de desperdícios

Como citado anteriormente, um local sem um processo definido a ser seguido, tende a gerar confusão e desorganização, o que eleva os custos de operações. E se engana quem acredita que esses custos são apenas de bens materiais, pois eles também são de tempo e mão de obra, que pode resultar em prejuízos.

• Problemas na produtividade

Ter uma produtividade ineficiente também é um claro sinal de que algo está errado. Isso acontece quando as atividades necessárias não são o suficiente para garantir o lucro, mesmo que tenha capacidade. Geralmente, essa baixa produtividade está relacionada a falta de recursos para o trabalho adequado

• Falta de controle das informações

Se pergunte: é fácil encontrar informações nos seus controles ? Se sim, elas são confiáveis? Se ficar em dúvida, é mais um motivo pelo qual você deve inserir a automatização no sistema.

Quando fazemos essa coleta de dados de forma manual ou sem uma padronização, além de ser demorada e trabalhosa, ela se torna mais suscetível a erros, perdas de dados, entre outros impactos negativos. Isso pode afetar diretamente a comunicação e a análise coletiva de todo o seu trabalho.

• Tomadas de decisões incertas

Todos esses sinais pautados acima tem uma consequência em comum: elas impedem uma tomada de decisão assertiva. Quando não temos certeza das informações dentro de uma empresa ou se não há um controle e planejamento das ações, dificilmente é possível fazer uma gestão correta, e os impede de saber quais serão os impactos a longo prazo.

"Para automatizar processos é preciso softwares e plataformas capazes de abranger todos os setores da empresa, para que os resultados sejam os mais eficientes e positivos possíveis. As vantagens são inúmeras e podem transformar o seu negócio", finaliza Diego Freire, CEO da Huggy.

Share This Post

Post Comment