Calçadistas comemoram aprovação de projeto de IoT

Calçadistas comemoram aprovação de projeto de IoT

Mobilizando empresas do setor calçadista para captação de recursos para inovação desde o ano passado, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) comemora a primeira vitória no âmbito do Future Footwear, programa que propõe um direcionamento para novos produtos, novos processos e novos modelos de negócios para empresas do setor. O projeto Test Bed IoT, do Senai/RS, Embrapii e BNDES, receberá um aporte de R$ 1,5 milhão para utilização em 18 meses e tem como objetivo o desenvolvimento de produtos para controle de qualidade e rastreabilidade da movimentação de ativos no âmbito da Internet das Coisas (IoT). 

A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, conta que quatro empresas aderiram ao projeto: Redeplast (calçadista), Máquinas Sazi e Orisol do Brasil (máquinas para o setor, e Taggen (soluções tecnológicas). “Fizemos um movimento inédito no setor calçadista, atraindo empresas interessadas em soluções que envolvessem IoT para uma rodada de apresentação do edital. Foi uma forma de mostrar como pode ser simples aplicar para a captação de recursos para a inovação e já aproximá-las de um Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT, o Senai", comenta a gestora, ressaltando a importância deste primeiro passo, especialmente para uma indústria que ainda acessa muito pouco os recursos disponíveis para inovação. “O objetivo da Abicalçados, especialmente com o serviço de Captação de Recursos é justamente mudar esse cenário”, frisa, ressaltando que apenas 1% dos projetos inovadores do segmento são financiados por terceiros. “Existem recursos disponíveis, mas poucas empresas acessam”, conclui Roberta.   

O projeto
O projeto aprovado vai desenvolver e implementar tecnologias IoT para a inspeção da qualidade e rastreabilidade do produto e do processo (cadeia de suprimento, incluindo suas operações fiscais relativo a Nota fiscal eletrônica, inventário e logística reversa), a partir de tecnologia RTLS (Real Time Location System) indoor/outdoor. Os testbeds são plataformas experimentais modulares, economicamente viáveis, criadas a partir de requisitos operacionais definidos por um conjunto de setores industriais, em que soluções tecnológicas podem ser testadas em ambiente controlado, mas que reproduz em escala um cenário real.

O gerente de Operações do Senai/RS, Victor Gomes, ressalta que a aprovação do Projeto foi uma conquista conjunta, da instituição e da Abicalçados, que realizou workshops para mobilização das empresas. “Passamos por uma avaliação bem criteriosa. Foram apenas dois projetos aprovados em âmbito nacional”, comemora.  

FF 
Para acessar linhas de fomento à inovação, a Abicalçados lançou, no final do ano passado, o FF Captação de Recursos. O serviço auxilia empresas do setor calçadista no desenvolvimento e escrita do projeto, submissão e defesa, atrelando sua remuneração a uma taxa de sucesso. Mais informações em www.abicalcados.com.br/ffcaptacaoderecursos

Share This Post

Post Comment